Leonardo Jardim, treinador do Mónaco, não poupou esta segunda-feira elogios ao FC Porto, seu adversário de terça-feira para a Liga dos Campeões de futebol, no principado, e admitiu que o jogo se vai decidir “em questões de pormenor”.

“Estamos a falar de uma excelente equipa, motivada, de grande qualidade, que chegou à liderança do seu campeonato há dias. Gosto em especial do trabalho do treinador, que deu um cunho especial à equipa. Os jogos entre o Mónaco e o FC Porto vão decidir-se muito ao pormenor”, disse o treinador português do campeão de França, na conferência de imprensa de lançamento do encontro.

Quanto ao Mónaco, também “começou bem o campeonato”, recorda. “Temos jogado bem, descontando o jogo contra o Nice, mesmo antes da chegada dos reforços. Vamos conseguir ainda mais qualidade e intensidade com esses novos jogadores”, explicou.

Em termos táticos, Jardim vincou que está preparado para qualquer esquema tático que Sérgio Conceição, o treinador dos ‘dragões’, apresente. “O FC Porto tem jogado, e bem, com dois avançados. Mas até poderá não o fazer amanhã e estamos conscientes disso”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Questionado sobre a utilização em alternativa de Thomas Lemar, que regressa à equipa, ou o português Ronny Lopes, não foi claro, deixando a resposta final para terça-feira. “Ronny pode jogar à esquerda, é explosivo… Lemar gosta de jogar com a bola no pé… amanhã, um deles vai jogar”.

Jardim não teve dúvidas, no entanto, e garantir que o guarda-redes é Diego Benaglio, e não Subasic. “Vai jogar Diego, Subasic ainda não recuperou totalmente, está a regressar. Tenho confiança nos dois, mas agora joga Diego”. O técnico português desvalorizou as excelentes estatísticas em casa do Mónaco, na edição anterior.

Cada ano é uma nova realidade e um novo percurso. Houve uma grande época internacional no ano passado, mas mais importante que falar do passado ou do futuro é o presente”, disse.

João Moutinho, o jogador dos monegascos que falou na conferência de imprensa, não escondeu o gosto especial por defrontar um clube em que foi muito feliz ao longo de seis épocas.

“Gostava que fosse uma equipa portuguesa e foi logo o FC Porto, uma equipa de que tenho muito boas memórias. Espero que consigamos ser melhores que o FC Porto e que somemos os três pontos. Estou habituado a jogar contra clubes com quem já joguei, isso não é pressão”, disse.

O FC Porto tem uma bela equipa, que faz pressão e procura o ataque, procura recuperar a bola e joga bem no contra-ataque”, disse ainda o internacional português.

Questionado sobre a forma como Pepe e Quaresma, jogadores do Besiktas, foram recebidos no Estádio do Dragão, João Moutinho considerou a situação normal, “pelo que fizeram pelo clube”. “É um clube que também, me diz muito, sou apoiante e gostaria de ter também essa receção, pelos seis anos que lá estive”.