Depois do CX-3, do CX-5 e do CX-9, este último comercializado apenas nalguns mercados, a Mazda acaba de dar a conhecer a sua mais recente proposta SUV, com três filas de bancos – o CX-8. Posicionado em termos de line-up logo abaixo do CX-9 (que, aliás, não é comercializado no Japão), o novo CX-8 surge com a versão mais recente do já conhecido turbodiesel de 2,2 litros e tecnologia SKYACTIV, que o fabricante já disponibiliza tanto no CX-5, como no Mazda 6. Embora, neste caso, a anunciar 190 cv de potência e 450 Nm de binário.

No apoio ao motor, uma caixa automática de seis velocidades, proposta de série, tanto nas versões de tracção apenas dianteira, como integral. Com 4,9 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,73 m de altura, o CX-8 replica a linguagem de design já conhecida do CX-5, embora num corpo maior e com dimensões exteriores mais próximas das do CX-9. Ainda que perdendo para este 175 mm no comprimento, 129 mm na largura e 17 mm na altura.

O mesmo acontece no interior, com a nova proposta SUV a exibir grande parte das soluções, estilísticas e não só, já conhecidas, tanto do CX-5, como do CX-9, à excepção da oferta de lugares. Com os condutores japoneses a poderem usufruir, neste CX-8, de um total de sete lugares, graças a uma terceira fila de bancos. Com esta última fila em utilização é, no entanto, a bagageira que se ressente, passando a disponibilizar, ainda assim, 239 litros de capacidade de carga. Valor que sobe para os 572 litros, com apenas cinco lugares em utilização.

Já quanto ao equipamento, integra mais-valias como o sistema de câmaras com visão de 360 graus em redor do carro, revestimento interior em couro, aplicações em madeira verdadeira e o já conhecido G-Vectoring Control, entre outras.

Inicialmente apontado apenas ao mercado japonês, a Mazda já admite disponibilizar o CX-8 noutros países. Resta agora aguardar para saber se também chegará a vez da Europa.

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