O Montepio melhorou esta segunda-feira a estimativa para o défice orçamental deste ano, acreditando agora que o Governo vai alcançar a meta de 1,5%, depois de o INE ter divulgado dados referentes ao primeiro semestre.

Na sexta-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou que o défice orçamental do primeiro semestre representou 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) e reviu em alta o valor do crescimento económico do segundo trimestre para 3% em termos homólogos.

Tendo em conta estes valores, e refletindo também as revisões que já tinham feito em junho, o Departamento de Estudos Económicos do banco Montepio decidiu rever “ligeiramente em baixa” a previsão de défice orçamental em 2017, de 1,7% para 1,5%.

Trata-se de um valor em linha com o que passou a ser defendido pelo Governo no Programa de Estabilidade de 2017/21, publicado em 13 de abril (-1.6% no OE 2017), tratando-se de um resultado mais favorável do que o projetado pela Comissão Europeia (-1.8%, em 11 de maio), mas que passou a ser também o cenário da OCDE (07 de junho) e pelo FMI (em 15 de setembro)”, afirmam os analistas do Montepio.

Assim, e dadas as “boas indicações para a evolução do défice orçamental”, os analistas continuam a prever como “alcançável a meta do Governo de redução do défice dos 2% de 2016 para 1,5% em 2017”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR