“Se tiveres de escolher um alimento, se fores daquelas pessoas que tem de ir para Marte, escolhe a batata.” Quem o diz é Andrew Taylor à Popular Science. Andrew esteve durante todo ano de 2016 a comer batatas – mas atenção: isto traz riscos.

Diz Andrew que consumia tanto batata branca como a doce e que, por vezes, a misturava com leite de soja, molho de tomate, sal e ervas. Isto era válido para todas as refeições – pequeno-almoço, almoço e jantar. Para além disso, também tomava vitamina B12. Fez quatro análises ao sangue ao longo do ano e os dados estavam normais. Perdeu peso e sentia-se com mais energia.

Andrew não foi o único a fazê-lo. A Popular Science escreve que, pelo ano de 1800, cerca de um terço da população irlandesa também atingia grande parte das suas calorias através da batata. Mas como pode ser saudável consumirmos apenas um alimento ao longo de um ano?

A publicação argumenta que as batatas brancas contêm todos os aminoácidos essenciais necessários e que, por isso, são uma boa fonte de proteínas. No entanto, uma alimentação apenas de batata branca levaria a um défice de certas vitaminas e minerais. Por isso a batata doce contribui com a vitamina A e vitamina E. Quer isto dizer que uma dieta à base de batata doce e batata branca significaria, por exemplo, que dificilmente apanharia escorbuto – uma doença que afeta a dentição e que é provocada pela ausência de vitamina C.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Popular Science segue os exemplos explicando que consumir cinco batatas dar-lhe-ia os aminoácidos essenciais e as proteínas necessárias para a reparação de células e na luta contra doenças. Mas a não ser que o consumo fosse elevado até 34 batatas doce por dia – ou 84 batatas brancas – haveria risco de deficiência de cálcio. Também seriam necessárias 25 batatas brancas por dia para obter a dose recomendada de proteína. A soja, por exemplo, tem mais proteína e cálcio, mas não tem vitamina E ou o antioxidante betacaroteno.

Contudo, há riscos de saúde associados à batata, principalmente quando consumida em excesso. A batata branca é uma fonte de hidratos de carbono que causa picos de açúcar no sangue, o que, de acordo com alguns estudos, aumenta o risco de diabetes e de obesidade.

Andrew terá perdido peso provavelmente por comer menos e por ter evitado açúcares, como escreve a Popular Science. Para além disso, é preciso não esquecer que para sobrevivermos precisamos de 20 aminoácidos, nove deles essenciais, o que significa que temos de ir buscar alguns deles a uma alimentação que não inclui apenas batatas.