Fez no final da semana passada 20 anos que Roger Federer alcançou os primeiros pontos no circuito ATP. Ainda este fim-de-semana o suíço, agora 36 anos, dava a vitória à Europa frente ao Resto do Mundo na Laver Cup a jogar como um miúdo que está a fazer o seu primeiro encontro e afinal já leva duas décadas disto. Ao mesmo tempo que brilhava na Rep. Checa, o Basileia voltava aos triunfos nos relvados, batendo o Zurique por 1-0 e fazendo respirar de alívio FedEx, o mais famoso dos adeptos do conjunto helvético que se sagrou campeão nos últimos oito anos.

Quando era mais novo, aquele que figura nos livros como um dos melhore tenistas de sempre jogava basquetebol e badminton, mas gostava mesmo era de ir ver o “seu” Basileia ao estádio. “Assisti ao jogo em que conquistámos o título em 2002 depois de muitos anos sem vencer e sempre que posso. É incrível aquilo que o clube tem alcançado e agora é continuar nesta onda de sucesso. Quando ando pelo mundo nos torneios, sigo o Basileia no Twitter, através de amigos e procuro quando é possível encontrar livestreams para ver os jogos. Prefiro ver na TV porque aí posso manifestar-me à vontade e não é necessário manter a compostura como faço no estádio”, disse numa entrevista em 2016, curiosamente no dia em que o clube se sagrou campeão pelo sétimo ano consecutivo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://www.youtube.com/watch?v=sfgtxfKrWVo

Federer, conhecido por ser um verdadeiro gentleman depois de uma adolescência marcada pela rebeldia, raramente perde a compostura mas o futebol mexe mesmo com o tenista, que foi apanhado nas câmaras televisivas a vibrar como um “verdadeiro” adepto numa receção do Basileia ao Chelsea a contar para a Liga dos Campeões. Hoje, o adversário dos helvéticos é o Benfica e, entre muitas caras conhecidas que foram assumindo a ligação aos encarnados, o destaque centra-se em Madonna, secundada por Joaquim de Almeida e… António Costa.

A UEFA publicou esta semana no seu site oficial uma lista dos “adeptos ilustres da Liga dos Campeões” e os nomes supracitados são apenas alguns dos exemplos apresentados pelo órgão que tutela o futebol europeu nesse trabalho. Mas há mais, muito mais, e de variados quadrantes.

https://twitter.com/LibretaDepor/status/910954509970608130

O mundo da música é um dos mais representados, com alguns adeptos já bem conhecidos do público como Rod Stewart (Celtic), os irmãos Gallagher (Manchester City), Shakira (Barcelona), Phil Collins (Tottenham), Damon Alborn (Chelsea) ou Luciano Pavarotti (Juventus) e outros que nem se sabia que gostavam de futebol, como Rihanna (Manchester United), Eros Ramazzotti (Juventus), Snoop Dog (Barcelona), Dr. Dre (Liverpool), Jennifer López (Real Madrid) ou Shania Twain (Tottenham).

Da música para as séries e filmes, é em Inglaterra que se concentram os grandes amores dos atores: Owen Wilson e Will Ferrell são adeptos do Chelsea, ao passo que Samuel L. Jackson, Mike Myers e Daniel Craig são do Liverpool. Mas ainda há Viggo Mortensen (Besiktas), Penelope Cruz (Real Madrid) e Monica Belucci (Roma). Passando ainda pela moda, nota para Emily Ratajkowski (Juventus) e a portuguesa Sara Sampaio, adepta do FC Porto a par do piloto Tiago Monteiro e do empresário Belmiro de Azevedo.

Outra grande franja representada neste trabalho são os próprios desportistas, como Eric Cantona, o ex-avançado do Manchester United que é sócio do Sporting. Mas na longa lista encontramos ainda nomes como Usain Bolt ou Rory McIlroy (Manchester United), Eddy Merckx (Anderlecht), Boris Becker (Bayern), Kobe Bryant (Barcelona), Sergei Bubka (Shakhtar Donetsk) e Djokovic, que surge como adepto do Mónaco mas que também já vestiu a camisola do… Benfica (e por mais do que uma vez).