O Lamborghini Huracán Performante já tinha dado o mote, ao estabelecer o tempo mais rápido para um carro de série com apenas tracção traseira, quando a 5 de Outubro de 2016 fez uma volta ao anel norte do Nürburgring, com o piloto Marco Mapelli ao volante, em 6 minutos e 52,01 segundos. Agora, passado quase um ano, eis que a Porsche responde à sua rival italiana, rodando no circuito alemão em 6.47,3, chamando a si o almejado recorde.

O Huracán Performante é uma máquina incrível, com um nobre motor – um 5,2 litros V10, com 630 cv – e um chassi mais leve, tanto mais que possui apenas tracção traseira. Mas o Porsche 911 GT2 RS, se bem que tenha uma mecânica mais curta em termos de nobreza – é “apenas” um seis cilindros opostos com 3.800 cc, soprado por dois turbocompressores –, ultrapassa na realidade o seu oponente em termos de potência, conseguindo 700 cv e, mais do que isso, um binário impressionante de 700 Nm, para cúmulo atingido logo às 2.250 rpm, o que lhe garante força imediata a todos os regimes, sempre que se pressiona o acelerador.

O 911 GT2 RS bate o Lamborghini Huracán por 4,71 segundos. E bate também o tempo conseguido pelo melhor Porsche da história deste construtor, o 918 Spyder, em quase 10 segundos, o que não deixa de ser notável, apesar de estarmos num circuito com 20,6 km.

Para superar o recorde da Lamborghini, a Porsche deslocou até ao traçado germânico dois pilotos e outros tantos GT2 RS, um entregue a Nick Tandy e outro a Lars Kern. Ambos rodaram em menos de 6.50, mas foi Kern a fixar o melhor tempo.

A Porsche afirma ter conseguido o recorde para o melhor carro homologado para circular na estrada mas, lamentavelmente, isso não corresponde à realidade. Isto porque o McLaren P1 LM rodou em 6.43,2 e o Nio EP9, o mais rápido dos carros eléctricos em Nürburgring, fez a sua melhor volta em 6.45,9. E estão ambos aptos a circular na via pública. Assim sendo, o Porsche 911 GT2 RS é “apenas” o desportivo mais rápido produzido em série com apenas tracção atrás. Veja aqui como correu a volta-canhão:

[jwplatform nbjG45bS]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR