O ex-ministro Nuno Morais Sarmento defende que Pedro Passos Coelho será “julgado” pelo resultado que o PSD conseguir nas autárquicas do próximo domingo. Depois de o líder social-democrata rejeitar leituras (ou consequências) nacionais das eleições, Sarmento, um dos rostos da oposição interna, vem dizer exatamente o contrário. No programa Falar Claro, da Rádio Renascença, diz que, no dia 2 de outubro, Passos terá de começar a prestar contas pela “casa que entrega”.

O advogado social-democrata, que apoiará Rui Rio nas próximas diretas no PSD, dá a entender que o autarca portuense não anunciará a candidatura nas horas seguintes aos resultados eleitorais. “Normalmente, o PS abate os líderes na noite das eleições ou tendem a fazê-lo. No PSD isso não vai acontecer. Luís Marques Mendes fez isso? Tende a copiar alguns maus exemplos do PS nesse aspeto e Pedro Passos Coelho fez parecido. Esse é um PSD em que não me revejo. Gostava que Pedro Passos Coelho pudesse rever aquilo que disse na noite das eleições [de 2009] a Manuela Ferreira Leite para perceber o que hoje lhe pode ser dito“.

Passos com pressa. PSD convoca Conselho Nacional para 48 horas depois das eleições

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Num dia eleitoral que Sarmento antecipa “positivo” para o Governo, naquele será o seu primeiro teste em quase dois anos, é para Passos Coelho que todos os olhos se vão virar caso os sociais-democratas não consigam um bom resultado. Que resultado? “Muitos dentro do PSD dizem que o resultado [das últimas autárquicas] já foi mau e pior não vai ser. Não. Não são os resultados de 2013 que me interessam. Pedro Passos Coelho tem que prestar contas da casa que recebeu e da casa que entrega“, defendeu Morais Sarmento.

O atual líder do PSD herdou um partido que perdeu nas legislativas de 2009 para o PS com um resultado de 29,11% dos votos. Dois anos depois, o chumbo do 4.º Plano de Estabilidade e Crescimento precipitaria o país para eleições antecipadas. Sócrates falhou a reeleição para os 38,65% dos votos alcançados pelo PSD.

Em termos de eleições locais, a “casa que herdou” permite outras leituras: nas autárquicas de 2009, Ferreira Leite teve um score de 139 câmaras conquistadas para o PSD. As primeiras eleições locais disputadas pelo PSD de Passos Coelho, já em 2013, resultaram em 106 autarquias, menos 30. E agora espera-se o resultado de 1 de outubro.

Com estas declarações, o ex-ministro dos governos de Durão Barroso e Santana Lopes aperta mais um pouco a pressão em torno do líder social-democrata. Não é por acaso. “No dia a seguir às eleições começa um processo natural de reflexão sobre os resultados” e, “considerando que o PSD tem um congresso, é evidente que a reflexão que se inicia no dia a seguir às eleições vai ter um espaço principal que é esse congresso para as conclusões dessas reflexão, que dependem completamente do resultado”.

A falta à campanha de Teresa Leal Coelho

Nuno Morais Sarmento ainda tentou justificar a falta a uma ação de campanha de Teresa Leal Coelho, garantindo que ainda se dirigiu ao local, mas já não encontrou a candidata. A ação consistia numa ida à procissão em honra de Nossa Senhora da Luz, na freguesia de Carnide, onde decorre a Feira da Luz.

Segundo disse à Renascença, Nuno Morais Sarmento terá aparecido, mas só terá encontrado Assunção Cristas, a candidata do CDS a Lisboa. Pode ler aqui a notícia do Observador desse dia:

Diário de Lisboa. Morais Sarmento falta a ação de campanha de Teresa Leal Coelho

A explicação de Morais Sarmento à Renascença foi esta: “O calendário de participação de Teresa Leal Coelho foi um bocadinho alterado. Foi anunciado o meu nome à imprensa? Não sabia. Soube isso a posteriori. Era bom que anunciassem aquilo que combinam comigo”. E acrescentou: “Havia uma procissão antes de uma ida a uma feira e a única pessoa que encontrei foi Assunção Cristas. Teresa Leal Coelho esteve lá 10 minutos e foi-se embora. Quando lá cheguei, vi a Assunção Cristas, mas já não tive o gosto de ver Teresa Leal Coelho.”

A explicação de Nuno Morais Sarmento ao Observador, no próprio dia, domingo, foi diferente. Tendo em conta que o Observador falou com o social-democrata naquele fim de tarde, já depois de a ação de Leal Coelho ter acabado, Sarmento só poderá ter ido a Benfica depois de ter dado estas explicações: “Estive ontem noutra ação, na Golegã. Se foi anunciada, a minha presença foi mal anunciada”. O ex-ministro de Durão Barroso que há dois meses encabeçou uma lista para os delegados à assembleia distrital de Lisboa contra a lista oficial de apoio a Pedro Passos Coelho, também justifica que este domingo tinha “de ir mais cedo para a RTP para comentar as eleições alemãs”. E explicou: “Disse ao José Eduardo Martins [candidato a presidente da Assembleia Municipal] que em principio sim, mas que à cautela confirmava”. José Eduardo Martins não respondeu ao apelo do Observador para confirmar a explicação do antigo vice-presidente do partido. E Morais Sarmento deve ter-se dirigido então para a Feira da Luz.

A questão de marcar ações de campanha para procissões também mereceu um comentário do social-democrata à Renascença. “Deve-se estar onde se esteve sempre. Quem ia às procissões deve ir. Quem não ia deve ter vergonha na cara e continuar a não ir.” Sarmento não quis fazer comentários à campanha de Teresa Leal Coelho: “Até lá [domingo) a ultima coisa que me verão a fazer é sabotar o meu próprio partido”. Ou seja, qualquer comentário que fizesse poderia ser entendido como uma sabotagem.