Éder, Renato Sanches, Gonçalo Guedes e Antunes são as principais novidades nos convocados de Fernando Santos para os últimos dois encontros da fase de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2018, na Rússia. Em contraponto, Bruno Varela, Fábio Coentrão, João Cancelo, Adrien, Bruma e Nélson Oliveira saíram dos eleitos em relação à última concentração para as partidas frente a Ilhas Faroé e Hungria.

A lista de 25 convocados divulgada ao final desta manhã de quinta-feira pelo selecionador nacional para os jogos com Andorra e Suíça é a seguinte:

Guarda-redes: Rui Patrício (Sporting), Anthony Lopes (Lyon) e Beto (Göztepe);

Defesas: Cédric (Southampton), Nélson Semedo (Barcelona), Pepe (Besiktas), Bruno Alves (Rangers), Luís Neto (Besiktas), José Fonte (West Ham), Eliseu (Benfica) e Antunes (Getafe);

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Médios: William Carvalho (Sporting), Danilo Pereira (FC Porto), João Moutinho (Mónaco), João Mário (Inter), André Gomes (Barcelona), Renato Sanches (Swansea) e Bruno Fernandes (Sporting);

Avançados: Bernardo Silva (Manchester City), Gonçalo Guedes (Valencia), Gelson Martins (Sporting), Quaresma (Besiktas), André Silva (AC Milan), Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Éder (Lokomotiv Moscovo).

Os 25 jogadores vão concentrar-se na próxima segunda-feira, dia 2, em Cascais, partindo dois dias depois para Andorra, onde jogam no dia 7, sábado, às 19h45, no Estádio Nacional. A comitiva regressa a Portugal logo após o final da partida para começar a preparar a receção à Suíça no Estádio da Luz, dia 10 (terça-feira), também às 19h45.

Nesta altura da qualificação, a Suíça lidera o grupo B com 24 pontos (oito vitórias noutros tantos jogos), mais três do que Portugal. Em caso de triunfo nos derradeiros dois encontros, que se vão realizar a 7 e 10 de outubro, a Seleção Nacional assegura a qualificação direta para o Campeonato do Mundo de 2018, na Rússia.

Acrescente-se que, nesta altura, já existem oito equipas apuradas para a fase final do Campeonato do Mundo: além da organizadora Rússia, estão confirmados Brasil, Irão (de Carlos Queiroz, que conseguiu a quarta qualificação para Mundiais), Japão, México, Bélgica, Coreia do Sul e Arábia Saudita.