O líder do fundo de resgate do euro, Klaus Regling, disse esta quinta-feira que Portugal “é uma história de sucesso” como um todo. Existem questão que têm de ser resolvidas no sistema financeiro, mas nada que signifique que estejam em crise.

“Portugal, como um todo, é uma historia de sucesso, como vemos quando olhamos para as taxas de crescimento e de desemprego”, disse o diretor do Mecanismo Europeu de Estabilidade numa conferência de imprensa a partir de Bruxelas.

Questionada sobre as mudanças que se aproximam na regulação bancária a nível europeu, que o Fundo Monetário Internacional elegeu como uma das preocupações que as autoridades portuguesas têm de ter, Klaus Regling vê desafios, mas não mostra preocupação.

“Muitos bancos ainda têm níveis de NPL. Não significa que estão em crise, mas significa que a rentabilidade está mais baixa. (…)Estas questões têm de ter resposta em muitos países, não apenas em Portugal, não apenas em Itália… Há questões, mas não há nenhuma crise aguda em lado algum”, afirmou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR