Pintura

Esboço de Mona Lisa nua encontrado em França

182

Peritos crêem que esboço em carvão da Mona Lisa nua, encontrado numa coleção do museu Condé, é de Leonardo Da Vinci, o famoso pintor renascentista.

O esboço foi encontrado numa coleção renascentista no castelo Chantilly, a norte de Paris.

Um esboço em carvão de uma mulher nua foi atribuído a Leonardo Vinci e à sua famosa pintura Mona Lisa. Peritos do Louvre afirmam que, “pelo menos em parte”, este desenho é obra do italiano renascentista.

O esquisso de Mona Lisa nua estava desde 1862 numa coleção de arte renascentista no Museu Condé, no Castelo de Chantilly, a norte de França, reporta a BBC. La Gioconda (outra da designações para o famoso quadro de Da Vinci) é uma das mais conhecidas obras de arte da humanidade e este esboço poderá ser mais uma pista para confirmar a identidade da mulher que figura na pintura a óleo.

Uma das dúvidas quanto ao trabalho “em parte” do esboço por Da Vinci, segundo o curador Mathieu Deldicque, em declarações à AFP, citado pela mesma publicação britânica, é que uma parte do desenho foi feito “com a mão direita” e o pintor era esquerdino. No entanto, diz Deldique, “estamos a olhar para um trabalho que foi feito em paralelo com a Mona Lisa no final da vida do Leonardo”.

No Twitter os curadores que trabalharam o esboço, partilharam uma imagem do trabalho.

No passado, uma pintura da Mona Lisa nua já tinha sido atribuída a Da Vinci, mas esta é a primeira vez que há tanta confiança por peritos na atribuição ao pintor de um desenho do género.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mmachado@observador.pt
Pintura

Jorge à procura de bisontes

Maria João Avillez

Agora? “Agora, tal como no paleolítico os artistas pintavam bisontes, uma das funções dos artistas é encontrar os bisontes da sua época. Quais são os nossos?”.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site