Foi mesmo até à última mas tudo indica que Fábio Coentrão deve mesmo falhar o clássico desta noite (19h15) entre Sporting e FC Porto por problemas físicos, naquela que é a segunda baixa para Jorge Jesus por lesão. Ainda assim, não existe qualquer confirmação oficial até ao momento dos responsáveis verde e brancos, até porque a lista de convocados costuma ser divulgada apenas durante a tarde do jogo.

Depois de ter confirmado a ausência de Doumbia na conferência de imprensa de antevisão do encontro desta noite, Jesus ministrou esta manhã, como é habitual, o último treino antes de receber os dragões. E Fábio Coentrão compareceu na Academia. No entanto, ao mesmo tempo que os comandados de Sérgio Conceição saíam do hotel para fazerem o habitual passeio por Lisboa, também o lateral saía mas de Alcochete, o que pressupõe que o internacional português não deverá mesmo estar apto para entrar na lista de convocados.

Assim, é mais do que provável que o argentino Jonathan Silva seja titular diante do conjunto azul e branco no lado esquerdo da defesa. E o jogador de 23 anos até tem uma história curiosa com o FC Porto: tornou-se o mais rápido de sempre a marcar num clássico depois de apontar o golo do Sporting no empate a uma bola com os dragões na época de 2014/15, aos dois minutos. Estávamos então a 26 de setembro de 2014 e não mais o sul-americano voltaria a marcar pelos leões (entretanto esteve também cedido ao Boca Juniors, regressando este Verão).

Jonathan Silva jogou na passada quarta-feira com o Barcelona, substituindo Coentrão aos 73 minutos do jogo da Champions

Existem ainda duas hipóteses para render Coentrão mas bem mais remotas: Bruno César, que na última temporada chegou a atuar como lateral em alguns jogos; e Mathieu, que ocupou essa posição no Valencia e no Barcelona, o que promoveria a entrada de Tobias Figueiredo ou André Pinto para o eixo recuado. No entanto, confirmando-se a ausência de Coentrão, Jonathan Silva deverá mesmo ser o eleito de Jorge Jesus.

No entanto, convém recordar que, na primeira mão do playoff da Liga dos Campeões, o internacional português estava fora da lista de convocados divulgada na véspera da partida com o Steaua em Alvalade mas, no dia do jogo, após o último treino na Academia, acabou por entrar no lote e foi mesmo titular diante dos romenos.

De acrescentar que, do lado do FC Porto, André André, que continua a recuperar de uma lesão contraída nos últimos minutos da deslocação do atual líder do Campeonato a Vila do Conde, é a única ausência confirmada. Quem está convocado e deverá ser titular é Felipe que, por falar em golos rápidos, demorou apenas oito minutos para marcar no primeiro clássico que realizou, na temporada passada, em Alvalade (derrota por 2-1).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR