As eleições autárquicas deste domingo deixaram muitos eleitores colados aos ecrãs das televisões… e dos computadores. Ao longo de toda a noite, e à medida que se conheceram os resultados, piadas e críticas encheram os feeds das redes sociais. Já na noite eleitoral reunimos alguns dos melhores memes neste artigo. De Inês de Medeiros em Almada ao saque de câmaras comunistas por parte do PS, sem deixar de lado a prisão que vai ser montada em Oeiras, espreite como a criatividade andou à solta.

Memes. Passos está a #Afundar, Isaltino é como Narcos

Almada

A candidata do PS a Almada, Inês de Medeiros, venceu as eleições para a Câmara Municipal e tirou da governação à CDU, que desde 1976 vencia em Almada. A candidata pode ter ficado muito surpreendida, mas nas redes sociais as reações mostram-nos que não foi a única.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Aliás, a CDU foi quem mais perdeu na noite de domingo. Ao todo foram nove câmaras historicamente comunistas que passam agora para executivos socialistas. Nem esse pormenor escapou à internet.

Oeiras

Também a candidatura de Isaltino Morais a Oeiras foi centro de várias atenções. Não faltaram piadas sobre a passagem pela prisão do presidente eleito, mas também de figuras desconhecidas que apareceram na hora da vitória.

https://twitter.com/ogajoquediz/status/914851056827404288

Ah, não sabe quem é? Falamos deste senhor:

Uma passagem por Sintra:

Lisboa

O CDS-PP de Assunção Cristas registou “uma noite histórica”, nas palavras da líder centrista. Melhorou a sua presença nas juntas de freguesia e conquistou algumas câmaras em coligação mas as atenções estiveram centradadas em Lisboa.

Cristas ultrapassou a candidata do PSD, Teresa Leal Coelho, e conseguiu a maior votação centrista, 20,6%, dos votos na capital. Mas há quem não se esqueça que apoiou a candidatura de Ágata a Castanheira de Pêra (onde perdeu).

https://twitter.com/raquelDassilva/status/914587265988427778

Claro que a derrota do PSD e de Passos não passou despercebida.

Também houve quem não percebesse nada do que se estava a passar ao longo da noite de domingo.

Alguns eleitores dividiram as atenções para com a realização do referendo de independência da Catalunha e aproveitaram o Twitter para reforçar o nível de ironia.

Piadas à parte, a noite revelou mesmo resultados históricos. O PS reforçou a liderança a nível autárquico, o BE elegeu um vereador para Lisboa e Rui Moreira conquistou a maioria absoluta no Porto. A derrota é partilhada entre a CDU (PCP-PEV) e o PSD, cujo líder Pedro Passos Coelho “pondera” recandidatar-se à liderança do partido. Recorde os resultados eleitorais de domingo no nosso interativo e perceba quem perdeu e ganhou nestas eleições autárquicas.