Todos os anos sai um Forza novo, ora Motorsport ora Horizon, e enquanto estes alinham pelo estilo de jogo de mundo aberto e mais reminiscente das arcadas na condução, todo o Motorsport é apontado para a simulação pura e dura da condução automobilística.

Com data de lançamento oficial a 3 de outubro de 2017 para Xbox One e Windows 10 (posteriormente estará disponível na XBox One X), Forza Motorsport 7 é um simulador de corridas automóveis que está ao alcance de todos os fãs de videojogos, apesar da vertente mais competitiva e realista que o “irmão” Horizon, devido à capacidade de adaptação, aspeto crucial e constante em todo o jogo. De assistências de condução à inteligência artificial e agressividade dos oponentes em pista, não esquecendo a afinação e visual dos veículos, tudo é passível de alteração ao gosto do jogador, o que permite que do mais casual e desinteressado ao mais acérrimo fã de competição motorizada sejam capazes de tirar prazer deste jogo.

Na versão deste ano até as recompensas extra são customizáveis, pois a Turn 10 Studios decidiu centrar o jogo nas chamadas loot boxes, caixas de prémios aleatórios compradas com pontos que se ganham em jogo (e talvez com dinheiro real no futuro). Estas caixas fornecem veículos, roupas e cartas de uso limitado com objetivos que podemos escolher em que corrida usar e assim tentar multiplicar os pontos de recompensa. Este aspeto veio mudar a dinâmica do jogo e não foi do agrado de muitos fãs, especialmente os que habitualmente compram os pacotes extra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O jogo tem a maior combinação de veículos de sempre na série, cerca de 700. Não precisamos de os comprar todos, mas se o colecionismo de obras de arte e de engenharia puxar por nós, a variedade é imensa, de clássicos a Fórmula E, camiões a desportivos exclusivos, todos eles, mesmo os modelos iguais em anos diferentes têm pequenas nuances na sua condução que os tornam únicos. Alguns estão disponíveis apenas em pacotes de DLC, pelas mencionadas loot boxes ou por completar desafios especiais mas mesmo assim a variedade de escolha base é imensa e permite ao jogador escolher o seu preferido em cada categoria para melhor se adaptar ao desafio.

Tudo em Forza Motorsport 7 tem a ver com a adaptabilidade, esta capacidade é crucial num piloto e é algo que nos é martelado na cabeça a cada torneio, pista e curva que fazemos. Temos à disposição 32 circuitos reais, num total de cerca de 200 pistas quando contamos todas as variáveis possíveis entre circuitos completos, curtos e em sentido invertido. Mas provavelmente o grande trunfo deste Forza Motorsport 7 é o dinamismo de tempo.

Longe vão os dias em que o tempo, cronológico e meteorológico, eram estacionários. Ou era dia, amanhecer, anoitecer ou noite cerrada, ou estava céu limpo ou estava a chover.A gora não. Todo o tempo em Forza Motorsport 7 é fluido, o que pode parecer um pormenor mas é aí que se vê a qualidade e atenção colocada no jogo. Podemos começar uma corrida de madrugada e ver o sol nascer aos poucos conforme vamos dando voltas, ou podem começar a cair pingos que gradualmente sobem de intensidade até uma tempestade de chuva cerrada e relâmpagos, ou não, pode ser apenas uma chuva passageira ou vários aguaceiros curtos. Até nevoeiro cai e levanta.

Isto obriga o jogador (e a inteligência artificial dos oponentes) a adaptar-se rapidamente às condições. A partir de um certo nível todas as corridas podem ser ganhas ou perdidas na mais pequena falha, e estas alterações são cruciais para nos manter alerta e ao mais alto nível.

https://www.youtube.com/watch?v=Dokpy_KIuyA

Como em todos os jogos de desportos motorizados, há duas vertentes de empenho, a busca de ser melhor que nós mesmos, no qual o jogador individual pretende sempre melhorar o seu tempo anterior, procurando a linha de corrida perfeita que vai limar milésimos de segundo ao seu melhor, ou ser melhor do que os outros, e aqui a comunidade online de Forza é excelente. Provavelmente, é das comunidades online mais amigáveis e com sentido de companheirismo mais apurado do mundo dos videojogos, tudo é partilhado. Dos desenhos decorativos dos veículos à sua afinação, de melhores tempos a dicas em fóruns da comunidade com o intuito de fazer todos os pilotos o melhor possível — porque só somos tão bons como os nossos melhores adversários e se todos estiverem ao melhor nível.

Forza Motorsport 7 está num patamar superior aos seus concorrentes e até de outros jogos a nível gráfico. Como foi criado para correr em várias plataformas, entre as quais a futura consola da Microsoft, foi desenhado para correr em 4K. Obviamente que jogando na Xbox One utilizando uma TV HD normal apenas notamos uma melhoria de imagem em relação aos seus antecessores, e sobre isso apenas podemos dizer que é dos jogos mais bonitos que já vimos. Até a Xbox One X estar no mercado podem utilizar um bom computador e a capacidade Play Anywhere da Microsoft para verem o jogo no seu máximo esplendor.

João Machado, Rubber Chicken