Embora envolvida num processo de electrificação que os principais responsáveis do grupo alemão BMW garantiram já que irá abarcar todas as marcas e modelos, parece que, afinal, as carrinhas não farão parte desse lote. Ficando os sistemas de propulsão eléctrica plug-in (PHEV) reservados aos sedans e SUV, segundo avança o habitualmente bem informado BMW Blog.

A confirmar-se esta posição, que terá sido afirmada num evento privado da marca da hélice, na Bélgica, a situação não deixa de causar estranheza. Desde logo, devido à óptima aceitação que as carrinhas do construtor hoje em dia têm, não somente na Alemanha, mas também nos restantes mercados europeus. Sendo que, mesmo em termos técnicos, a implementação desta tecnologia consegue ser ainda mais fácil, face às dimensões mais generosas deste tipo de propostas.

Assim, depois do próprio fabricante ter anunciado a intenção de contar, até 2025, com um mínimo de 25 modelos electrificados, além de 12 propostas 100% eléctricas, e até um modelo M, por esclarecer fica se esta “interdição” diz respeito apenas às gerações dos modelos em comercialização. Ou se, pelo contrário, é uma decisão que abrange as futuras gerações.

Perante estes últimos desenvolvimentos, não deixa de ser importante recordar as palavras do CEO do Grupo BMW, Harald Krüger, proferidas no início deste mês. “Vamos aumentar a percentagem de modelos com versões eléctricas, no seio de todas as marcas e modelos” do grupo, garantia, assumindo igualmente que a medida abrangeria “também a Rolls-Royce e as propostas M.”

Estamos já a conduzir todas as nossas fábricas rumo à mobilidade eléctrica, sendo que, no futuro, seremos capazes de equipar todos os nossos modelos, com todos os tipos de sistemas de propulsão.”

Recorde-se que, ao mesmo tempo que prepara novos modelos 100% eléctricos, a BMW anunciou planos para apresentar um Mini eléctrico, já na versão de produção, em 2019. Ao qual se seguirá, no ano seguinte, uma versão eléctrica do SUV X3. Para os primeiros anos da próxima década, está ainda previsto o lançamento de um novo modelo para a gama eléctrica “i”, baseado no concept dado a conhecer no recente Salão de Frankfurt.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR