O PCP entregou esta quarta-feira um requerimento para ouvir na comissão de Orçamento e Finanças o ministro Mário Centeno sobre a alienação do Novo Banco. Os comunistas consideram que a resolução do Conselho de Ministros publicada a 2 de outubro “levanta diversas questões que urge esclarecer”.

Os comunistas querem, por isso mesmo, que o ministro vá ao Parlamento explicar a resolução e dizem “opor-se a qualquer novo comprometimento de recursos públicos” e também “a qualquer desvio de recursos para pagar o enriquecimento de especuladores e agiotas que viveram sempre à custa das empresas e das famílias portuguesas”.

Governo aprova acordo que garante financiamento do fundo de resolução do Novo Banco

O que os comunistas querem saber nesta fase é “em que termos se prepara o Governo, através do Ministério das Finanças, para disponibilizar recursos financeiros ao Fundo de Resolução para que este possa fazer face às necessidades do balanço da instituição decorrentes do acordo entre a República e a Lone Star”.

Recorde-se que a 1 de outubro, o Governo aporvou um acordo-quadro com o Fundo de Resolução que garante “a satisfação de eventuais compromissos decorrentes da operação de venda do Novo Banco”. Esta operação ainda depende do aval de Bruxelas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR