Catalunha

Banco Sabadell prepara mudança da sede social de Barcelona para Alicante

201

A crise política que se vive na Catalunha continua a proporcionar efeitos colaterais, neste caso de âmbito económico: banco Sabadell prepara-se para mudar a sede para Alicante e pode não ser o único.

Notícia da provável mudança da sede social para Alicante teve um efeito positivo ao longo da manhã nas ações do Sabadell

Cover/Getty Images

O conselho do banco Sabadell vai decidir esta quinta-feira à tarde se irá mudar a sua sede de Barcelona mas, de acordo com o El Confidencial, a medida já estará tomada e passará pela passagem para Alicante.

Como explica a publicação espanhola, as últimas intervenções públicas dos vários intérpretes da crise na Catalunha, pautadas pelas mensagens de paz e serenidade, “existe um enorme nervosismo entre os clientes e os acionistas dos bancos catalães, que acumulam quebras de 10% desde o início da crise política após o referendo”.

Recorde-se que, durante a semana, o banco liderado por Josep Oliu tinha destacado a existência de uma espécie de plano de contingência em caso de independência da Catalunha, mas cedo se percebeu que isso não seria suficiente para acalmar os ânimos. A provável passagem para Alicante funciona como “um gesto simbólico para evitar uma possível fuga de depósitos”, entre outras salvaguardas.

As notícias tiveram também o condão de transformar o mercado e as ações do Sabadell numa autêntica montanha-russa ao longo desta manhã de quinta-feira, passando para terreno positivo e quebrando a linha de quebra dos últimos dias. O El Confidencial levanta também a possibilidade do CaixaBank tomar a mesma atitude, neste caso para a Palma de Maiorca.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Governo

Catalunha em S. Bento

Luís Reis
360

O desprezo que o Governo vota à Economia, às empresas e empresários, é uma constante e tornou-se gritante. Não incentiva o investimento, não dá sinais positivos de estabilidade e ufana-se de migalhas.

Comportamento

A esperança é o café da manhã

Laurinda Alves

O que nos faz agir e transcender em cada dia é a esperança de que alguma coisa se componha, de encontrar sentido para a vida, de evoluir, de perceber mais. E temos esperança pela certeza do inesperado

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site