Conta quem por lá andava que mais parecia um daqueles filmes de domingo à tarde (ou de quinta-feira, se for feriado) onde os miúdos de uma escola se zangam na cantina e de repente é só comida pelo ar de um lado para o outro. Old Trafford, conhecido como o ‘Teatro dos Sonhos’, tornou-se um cenário de pesadelo após o apito final do Manchester United-Arsenal, a 24 de outubro de 2004, mas só agora, quase 13 anos depois, foi desvendado o principal mistério que existia sobre aquela que ficou conhecida como a ‘Batalha do Buffet’.

O Arsenal não perdia há 49 jogos no Campeonato, mas um ataque então constituído por Paul Scholes, Cristiano Ronaldo, Ryan Giggs, Wayne Rooney e Ruud van Nistelrooy foi demasiado forte para os gunners. Final da partida, 2-0 para os red devils. Mas o pior estaria ainda para vir: a tensão que se fez sentir ao longo de todo o encontro passou, e muito, as marcas do que é suposto mesmo tratando-se de dois rivais.

Entre as recusas dos habituais cumprimentos no final do jogo e até de troca de camisolas (dizia-se que os jogadores do Arsenal teriam por baixo do equipamento uma t-shirt com o número 50, algo nunca confirmado), a confusão alargou-se até à zona de acesso aos balneários, onde costumava estar comida para os jogadores de ambos os conjuntos. Entre empurrões e trocas de palavras, voou sopa de tomate, café e uma fatia de pizza mesmo na cara de Alex Ferguson. Quem tinha acertado no técnico do Manchester United? Havia suspeitas, mas só agora o próprio confirmou na primeira pessoa: foi mesmo o espanhol Cesc Fàbregas, que na altura tinha 17 anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Ouvi barulho no túnel e decidi ir ver o que se passava com uma fatia de pizza na mão. De repente, vi o Sol Campbell, o Rio Ferdinand, o Martin Keown, todos aos empurrões. Queria envolver-me na situação mas não sabia como. Então decidi atirar a pizza. Quando vi em quem tinha acertado… Bem, não era a minha intenção!”, confessou o médio que joga hoje num outro clube inglês que luta pelo título, o Chelsea, no programa ‘League of Their Own”.

“Peço desculpas a Sir Alex Ferguson. Não era a minha intenção, obviamente”, admitiu o internacional espanhol, dirigindo-se para a câmara. Será que o escocês já retirado do futebol vai aceitar?

artigo corrigido a 30 de novembro de 2017