Quiçá sentindo-se desafiado pelo facto de a rival Renault avançar com a comercialização de uma pick-up, a Alaskan, também o grupo francês PSA acaba de anunciar a intenção de desenvolver e comercializar uma pick-up. A qual será fruto de uma joint-venture com o fabricante chinês Changan Automobiles, com o lançamento nos mercados, não apenas chinês, mas mundial, a ter lugar em 2020.

Quem não quer ter uma pick-up? Pick one

Mostrar Esconder

Aposta cada vez mais declarada da parte dos construtores automóveis, inclusivamente dos que não têm história no segmento, o mercado mundial das pick-ups continua a registar uma subida considerável, em termos de procura. Inclusive na Europa, onde o número de unidades transaccionadas subiu 19% na primeira metade de 2017, atingindo os 80.600 veículos.

Até há pouco dominado por marcas como a Ford, Toyota, Nissan, Mitsubishi e Volkswagen, o crescimento dos números neste nicho levou já a que fabricantes como a Renault ou a Mercedes, além do grupo PSA, queiram também a sua quota-parte do bolo.

A nova pick-up será a primeira materialização do acordo de cooperação assinado, em Junho último, entre as duas companhias. E na sequência do qual o grupo francês se compromete a investir 500 milhões de euros no mercado chinês, como forma de aliviar as dificuldades por que passam as suas operações, naquele país. Recorde-se que a parceria entre a PSA e a Changan Automobiles teve início há cerca de seis anos, sendo que, originalmente, o objectivo passava por afirmar a marca DS, no mercado chinês.

A agora anunciada pick-up deverá ser construída na fábrica do parceiro chinês em Ding Zhou, embora com os requisitos que lhe permitam cumprir todas as exigências internacionais. Já que o intuito de vir a ser comercializada não apenas na China, mas também noutros mercados, contribuindo assim para que a PSA atinja o objectivo de triplicar as suas vendas de veículos comerciais ligeiros, fora de França, até 2021.

Mas o regresso do grupo liderado pelo português Carlos Tavares ao segmento das pick-ups já aconteceu, ainda que de forma ‘tímida’, em Setembro, com o arranque das vendas da Peugeot Pick Up, destinada ao mercado africano. Produzida na Tunísia, esta proposta tem por base um modelo similar chinês, denominado Dongfeng Rich, sendo comercializada com um turbodiesel 2,5 litros de origem Nissan.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR