Ministério das Finanças

Centeno diz que avanços reconhecidos por Bruxelas decorrem da estratégia do Governo

O Ministério das Finanças considerou que os avanços reconhecidos pela Comissão Europeia "decorrem da estratégia de equilíbrio seguida pelo Governo" desde o início da legislatura.

MARIO CRUZ/LUSA

O Ministério das Finanças considerou esta sexta-feira que os avanços reconhecidos pela Comissão Europeia “decorrem da estratégia de equilíbrio seguida pelo Governo” desde o início da legislatura.

No relatório sobre a 6.ª missão pós-programa, a Comissão Europeia afirmou que Portugal fez “progressos importantes” no último ano, mas que “o desafio é manter o ritmo”, defendendo por isso “reformas ambiciosas” e uma “consolidação orçamental sustentada” para os próximos anos.

“Os avanços reconhecidos pela Comissão decorrem da estratégia de equilíbrio seguida pelo Governo, desde o início da legislatura, que alia o rigor na gestão das contas públicas com a recuperação da economia”, considerou o ministério liderado por Mário Centeno, numa nota enviada às redações.

Para o Ministério das Finanças, “esta estratégia é possível também graças à atuação decisiva na resposta aos constrangimentos estruturais do país — vários deles apontados pela Comissão. Visa-se, assim, alcançar uma correção dos desequilíbrios económicos e sociais e gerar um crescimento sustentável e inclusivo”.

O gabinete de Mário Centeno destaca a dinâmica de crescimento económico, a criação de emprego, a redução do desemprego e os bons progressos na execução orçamental, sublinhados pela Comissão.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site