Coreia do Norte

EUA podem causar “escalada inaceitável” de tensão com Coreia do Norte, afirma Serguei Lavrov

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo advertiu o seu homólogo norte-americano de que Washington está a arriscar-se a provocar "uma escalada inaceitável" da tensão com a Coreia do Norte.

Serguei Lavrov considerou "inaceitável uma escalada da tensão na península coreana"

Roberto Escobar/EPA

Autor
  • Agência Lusa

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, advertiu nesta segunda-feira o seu homólogo norte-americano, Rex Tillerson, de que Washington está a arriscar-se a provocar “uma escalada inaceitável” da tensão com a Coreia do Norte. Numa conversa telefónica com o secretário de Estado norte-americano, Lavrov considerou “inaceitável uma escalada da tensão na península coreana, à qual estão a levar os preparativos militares norte-americanos na região”, segundo um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo. Lavrov instou a uma resolução das divergências “exclusivamente por meios diplomáticos”.

No sábado, o Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que os esforços diplomáticos realizados em relação à Coreia do Norte tinham sempre fracassado. “Lamento, mas só uma coisa funcionará”, acrescentou, sem precisar qual.

Há uma semana, Trump indicou, numa mensagem na rede social Twitter, ter dito a Rex Tillerson que “estava a perder o seu tempo a negociar”, depois de o chefe da diplomacia norte-americana ter confirmado a existência de contactos entre Washington e Pyongyang. Os Estados Unidos e a Coreia do Sul realizaram em setembro exercícios militares perto da fronteira fortemente armada da Coreia do Norte.

A China propôs um plano, apoiado pela Rússia, que previa a suspensão do programa de armamento nuclear do regime norte-coreano em troca do fim das manobras militares norte-americanas na região. Em setembro, na Assembleia-Geral da ONU, Trump ameaçou “destruir totalmente” a Coreia do Norte no caso de Kim Jong-Un atacar território dos Estados Unidos.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site