Mais de mil operacionais combatiam ao início desta manhã quatro fogos de grande dimensão nos distritos de Coimbra, Santarém, Viseu e Braga, de acordo com o site da Proteção Civil.

Pelas 6h58, o incêndio que deflagrou na noite de sexta-feira na localidade de Castanheira, na freguesia de Fajão-Vidual, no concelho de Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, mobilizava 647 homens, de sete entidades diferentes, apoiados por 194 meios terrestres, no combate a quatro frentes.

O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil foi ativado na tarde de domingo no concelho de Pampilhosa da Serra devido ao fogo que levou ao corte de vias, nomeadamente da EN-344 entre Castanheira e Cepos e da EM-508 entre Paroselos e Selada de Eiras.

Já o fogo que deflagrou às 17h08 de domingo na localidade de Amenda, freguesia de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, no concelho de Ourém, no distrito de Santarém, era combatido por 256 homens, apoiados por 74 viaturas.

Por esta hora estão ainda ativos dois outros incêndios rurais, qualificados como ocorrências importantes pela Proteção Civil: o de Celorico de Basto, em Braga, com duas frentes, mantém no terreno 42 homens apoiados por 14 veículos e o de Vila Nova de Paiva, em Viseu, que concentra 81 operacionais e 29 meios terrestres no combate a uma frente, este último já em fase de resolução.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR