A Academia Real das Ciências da Suécia atribuiu o Nobel da Economia de 2017 ao norte-americano Richard Thaler, cujos estudos ajudam a perceber como o comportamento humano por vezes se desvia dos modelos económicos teóricos.

Richard Thaler, professor da Chicago Booth School of Business, dedicou a maior parte da carreira académica a estudar a economia comportamental, desafiando noções aceites historicamente mas que, muitas vezes, ignoram que os agentes centrais da Economia são os seres humanos — propensos a erros e a decisões que, por vezes, não fazem sentido numa análise puramente económica.

“As contribuições de Richard Thaler construíram uma ponte entre a análise económica e a análise psicológica, no processo de tomada de decisões a nível individual”, afirmou a academia sueca. “As suas conclusões empíricas e teóricas têm sido cruciais para a criação da área da economia comportamental, que está em rápida expansão, e tiveram um impacto profundo em várias áreas da pesquisa e da política económica”, acrescenta.

O contributo de Richard Thaler, professor que tem 72 anos de idade, foi “incorporar pressupostos realistas do ponto de vista psicológico nas análises de processos de decisão económica”, explica a academia sueca. “Ao explorar as consequências da racionalidade limitada, as preferências sociais e a falta de auto-controlo, [Thaler] mostrou como esses traços humanos afetam, de forma sistemática, as decisões individuais e, por outro lado, os resultados económicos”.

Richard Thaler é autor de vários livros que se debruçam sobre estas matérias — um dos quais foi editado em português, pela Actual, há cerca de um ano: “Comportamento Inadequado”. Tão ou mais conhecido é outro livro de Thaler, escrito em parceria com Cass Sunstein, intitulado “Nudge” (traduzível por *Estímulo, Empurrãozinho, Toque), que explica como as principais teorias económicas estão erradas ao ignorar o verdadeiro comportamento das pessoas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR