Prestes a chegar ao fim do seu ciclo de vida, o actual Mazda 3 deverá apresentar aquele que será, em traços gerais, o seu sucessor, no próximo Salão Automóvel de Tóquio, agendado para o final deste mês. Por enquanto, apenas na forma de protótipo, embora já equipado com novas tecnologias e motores. Mas não deverá faltar muito para que seja revelada a versão de produção do novo Mazda 3, algo que a CarAdvice avança que deverá acontecer dentro dos próximos 12 meses…

Apresentado oficialmente como o estudo de um hatchback compacto, o protótipo que deverá dar origem ao futuro Mazda 3 exibe a nova Skyactiv-Vehicle Architecture, que procura levar mais além a filosofia do projecto centrado no ser humano, ao mesmo tempo que procura ostentar uma funcionalidade optimizada.

Na base, este concept conta com um exemplar da nova família de motores a gasolina Skyactiv-X, o primeiro bloco do género no mundo com ignição por compressão, cuja maior qualidade é, segundo o fabricante, o refinamento no funcionamento.

Confirma-se: Mazda vai introduzir motor a gasolina revolucionário

No evento em solo nipónico, a Mazda exibirá igualmente um outro concept, com o qual procura dar a conhecer o novo rumo a seguir pelo design Kodo. E que, garante o construtor, será aplicado nos próximos modelos.

Em exibição estarão ainda o novo SUV Mazda CX-8, o único dos crossovers da marca nipónica com três filas de bancos, mas que não será comercializado em Portugal, assim como uma edição especial do desportivo MX-5, denominada “Red Top”, por ter a capota em tom vermelho cereja e acabamentos interiores em couro nappa caju.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR