Começa esta semana a 4ª edição do Lisbon Game Conference, o ciclo de conferências sobre videojogos, novamente co-organizada pelo Rubber Chicken, que volta a pôr em discussão o presente e o futuro do mercado, do ponto de vista académico e profissional.

A decorrer nos próximos dias 12 e 13 de outubro, com entrada gratuita para as diversas conferências e workshops a decorrerem no espaço do ISCTE-IUL em Lisboa, terá este ano uma presença de peso: o convidado especial internacional Shahid Ahmad.

Com uma carreira de mais de 35 anos dedicada ao desenvolvimento de videojogos, Shahid Ahmad é um dos maiores promotores e responsáveis pela expansão e crescimento do mercado indie internacional, em especial nos mais de dez anos que passou à frente da equipa de desenvolvimento da Sony PlayStation a nível mundial (trabalho que lhe valeu o prémio internacional de Publishing Hero). Foi neste âmbito que foi responsável pela abertura da companhia ao desenvolvimento de jogos de equipas mais pequenas e pelo lançamento de mais de 100 títulos, dos quais No Man’s Sky é um dos grandes nomes que existiram com o seu apoio. Shahid é também mentor dos PlayStation Talents na Península Ibérica, que tem anualmente garantido publicação e financiamento de diversos videojogos portugueses e espanhóis, e que vai este ano para a sua 3ª edição no nosso país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Shahid Ahmad já foi considerado uma das dez pessoas mais influentes da Indústria de Videojogos Internacional. No Top de 100 pessoas mais influentes da Indústria Britânica de Videojogos, da revista Develop, foi apontado como uma das 25 pessoas que mudaram os videojogos. Estará em Portugal para falar das possibilidade e validades da produção independente, tendo também algum tempo para receber equipas e developers portugueses para falarem dos seus projetos em curso.

Para mais informações e também o programa completo, podem consultar o site oficial do Lisbon Game Conference.

Ricardo Correia, Rubber Chicken