O Ministério da Saúde são-tomense inicia a partir do próximo dia 27 de novembro uma campanha de vacinação contra o cancro do colo do útero, anunciou à imprensa a diretora dos Cuidados de saúde, Maria Tomé Palmer.

A campanha vai decorrer em todo o país e as autoridades esperam vacinar todas as crianças com idade de 10 anos.

O Ministério da Saúde concluiu esta quarta-feira uma formação de formadores de dois dias durante a qual os técnicos da saúde aprenderam como aplicar a vacina contra o vírus do papiloma humano, responsável pelo cancro do útero.

A campanha de vacinação é uma iniciativa do governo, designadamente dos ministérios da Saúde e da Educação, Cultura, Ciência e Comunicação financiada pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) e Organização Mundial da Saúde (OMS).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Vai ser uma profilaxia para as nossas jovens adolescentes, para podermos garantir um melhor estado de saúde futuro para essas crianças”, disse Maria Tomé Palmer.

O Ministério da Saúde, que está a organizar a campanha de vacinação, pede o envolvimento dos pais e encarregados de educação, professores e responsáveis das comunidades “para que a vacina seja um sucesso”.

“Grande parte dessas meninas já estão nas escolas, já se iniciou o ano letivo por isso será necessária a colaboração do Ministério da Educação junto aos professores para permitir a vacinação dessas crianças”, concluiu.