O Volkswagen Scirocco foi um dos modelos de nicho do construtor alemão, concebido com o propósito declarado de agradar aos amantes da condução. Mas, passados cerca de 10 anos após o arranque da produção – sem nunca ter descolado em termos de vendas –, chega agora ao seu fim. E com a garantia oficial de que não haverá uma nova geração! Motivo pelo qual, se sempre desejou ter um, o melhor mesmo é apressar-se e aproveitar uma das últimas unidades que ainda andam pelos concessionários.

Baseado na mesma plataforma que serviu de base à quinta geração do incontornável Golf, além de marcado por um design que, embora entretanto actualizado, não escondia o peso dos tempos, o Scirocco terá já sido afastado da linha de montagem. Decisão confirmada por responsáveis da marca alemã que, em declarações à Car and Driver, garantiram não estar já a aceitar encomendas para o modelo.

Por outro lado, se o leitor é daqueles que acredita na possibilidade de um sucessor, o melhor mesmo será não esperar muito, pois nada aponta para que a Volkswagen venha a ter um coupé desportivo de tracção dianteira, com motores de combustão, nos tempos mais próximos.

Mas não estará totalmente posta de parte a possibilidade de um dia, lá mais para a frente, voltar a ser utilizada a denominação Scirocco. Embora, à partida, numa proposta muito mais ecológica: num veículo da futura gama eléctrica da Volkswagen.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Surpresa: Scirocco renasce eléctrico. E com 300 cv

Recorde-se que, há alguns meses, o próprio director de Pesquisa de Desenvolvimento da marca alemã, Frank Welsch, reconhecia a existência de planos para a concepção de um “automóvel fantástico e divertido”, com as formas de um pequeno coupé, que utilizaria como base a futura plataforma MEB. Sendo que o arranque dos trabalhos para desenvolver um “concept fortemente emocional” já teria, inclusivamente, começado.

Caso estejamos na disposição de acreditar nos rumores, o futuro Scirocco zero emissões surgirá com vários níveis de potência, a começar numa versão de 170 cv e terminando numa outra, de 300 cv.