Uma professora universitária italiana venceu uma batalha em tribunal pelo direito de receber subsídio de doença pelos dias que tirou de baixa para cuidar do cão que se encontrava doente e precisava de intervenção cirúrgica. A notícia é avançada pela Agence France-Presse.

A professora, cujo nome é desconhecido, teve a ajuda da Liga Anti-viviseccção Italiana, que disponibilizou os seus advogados para a resolução do caso. A LAV, que é um dos maiores grupos defensores dos direitos dos animais na Europa, defendeu que a universidade, que não concedeu a licença remunerada numa fase inicial, deveria considerar os dois dias em que a professora esteve fora para cuidar do cão como relacionados com problemas pessoais ou familiares sérios, pelo que a deveria subsidiar.

A organização usou como argumento a lei italiana que diz que qualquer pessoa que abandone um animal a “sofrimento grave” seja condenada a um ano de prisão e a uma multa que pode ir até aos 10 mil euros.

Este foi o primeiro caso do género em Itália, que é um dos países com mais políticas em prol dos direitos dos animais. O presidente da LAV, Gianlucca Felicetti, descreveu a vitória da mulher e a respetiva compensação financeira como um “um passo importante que reconhece que os animais que não são mantidos com fins lucrativos ou de produção são membros familiares“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR