Animais

Mulher italiana consegue baixa médica por causa do cão doente

3.629

Uma professora universitária italiana foi a tribunal pelo direito de receber subsídio de doença pelos dois dias que tirou para cuidar do cão doente... e ganhou.

gmill/ Pixabay

Uma professora universitária italiana venceu uma batalha em tribunal pelo direito de receber subsídio de doença pelos dias que tirou de baixa para cuidar do cão que se encontrava doente e precisava de intervenção cirúrgica. A notícia é avançada pela Agence France-Presse.

A professora, cujo nome é desconhecido, teve a ajuda da Liga Anti-viviseccção Italiana, que disponibilizou os seus advogados para a resolução do caso. A LAV, que é um dos maiores grupos defensores dos direitos dos animais na Europa, defendeu que a universidade, que não concedeu a licença remunerada numa fase inicial, deveria considerar os dois dias em que a professora esteve fora para cuidar do cão como relacionados com problemas pessoais ou familiares sérios, pelo que a deveria subsidiar.

A organização usou como argumento a lei italiana que diz que qualquer pessoa que abandone um animal a “sofrimento grave” seja condenada a um ano de prisão e a uma multa que pode ir até aos 10 mil euros.

Este foi o primeiro caso do género em Itália, que é um dos países com mais políticas em prol dos direitos dos animais. O presidente da LAV, Gianlucca Felicetti, descreveu a vitória da mulher e a respetiva compensação financeira como um “um passo importante que reconhece que os animais que não são mantidos com fins lucrativos ou de produção são membros familiares“.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Governo

Quem tem a palavra final? Costa ou Centeno?

Margarida Mano
224

As Finanças dizem não ter dinheiro para cumprir o prometido ao Ensino Superior. Daí a pergunta: vai a palavra dada pelo primeiro-ministro ser honrada? Ou impõe-se de novo a falta de liquidez do país?

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site