Santuário de Fátima

Santuário de Fátima encerra centenário das aparições com video-mapping na Basílica do Rosário

336

Santuário de Fátima encerra as comemorações do centenário das aparições - que se iniciaram em maio com a visita do Papa Francisco - com um espetáculo de video-mapping na Basílica do Rosário.

O espetáculo multimédia, intitulado "Fátima - Tempo de Luz", começa à meia-noite desta quinta-feira

O Santuário de Fátima encerra esta quinta e sexta-feira as comemorações do centenário das aparições — que se iniciaram em maio com a visita do Papa Francisco — com um espetáculo de video-mapping projetado na Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

O espetáculo multimédia, intitulado “Fátima – Tempo de Luz“, começa à meia-noite desta quinta-feira, dia 12, logo a seguir à procissão das velas, repetindo-se nos dias 13 e 14 de outubro (sexta e sábado) às 21h30.

A ideia do espetáculo, dividido em sete cenas distintas, é contar a história do santuário desde 1917 até à atualidade, esclarece o Santuário de Fátima.

“A fachada da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde será feita a projeção, ganhará uma luz especial que se transformará em narrativa histórica deste lugar ao longo de cem anos, reconstruindo a memória dos marcos históricos e espirituais mais importantes relacionados com a mensagem que a Virgem Maria transmitiu na Cova da Iria”, diz o santuário em comunicado.

Em junho do ano passado (entre os dias 24 e 26), o santuário promoveu, em Aljustrel e nos Valinhos, uma experiência multimédia do género, que assinalou os 100 anos de história das aparições do anjo aos três pastorinhos. O percurso imersivo multimédia foi composto por projeções de video-mapping nas fachadas das casas dos Videntes, nos locais das três aparições — Poço do Arneiro e Loca do Cabeço — e no monumento dos Valinhos.

A peregrinação de 12 e 13 de outubro (celebração litúrgica que encerra o centenário das aparições) será presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.

O Papa Francisco também se associou às celebrações de encerramento do centenário das aparições. Esta quarta-feira, o pontífice referiu a celebração durante a audiência geral no Vaticano. “Na próxima sexta-feira, 13 de outubro, encerra-se o centenário das últimas aparições marianas em Fátima. Com o olhar voltado para a Mãe do Senhor e Rainha das Missões, convido todos, especialmente neste mês de outubro, a rezar o Santo Rosário pelas intenções da paz no mundo”, afirmou Francisco.

No final de setembro, o Papa Francisco recebeu no Vaticano o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto. Os dois conversaram sobre a visita do pontífice ao santuário, em maio, com o Papa Francisco a sublinhar que a peregrinação “superou todas as expectativas”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: jfgomes@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site