O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) anunciou este sábado que todos os combatentes sírios do grupo Estado Islâmico (EI) que ainda estavam em Raqa estão a deixar esta cidade do norte da Síria.

Um responsável local em Raqa disse que os jihadistas sírios, sem precisar o número, se “renderam” às Forças Democráticas Sírias (FDS), uma aliança de combatentes curdos e árabes apoiada por Washington (Estados Unidos da América) que tem lutado durante semanas contra o EI em Raqa, segundo a agência France-Presse.

De acordo com o Observatório, uma Organização Não-Governamental (ONG), a FDS e a coligação internacional liderada pelos Estados Unidos estavam há três dias em negociações com o grupo EI para retirar os radicais da região.

O Observatório informou hoje, citado pela agência noticiosa Efe, que o processo de retirada terminará “nas próximas horas” esperando que todos os membros sírios do grupo radical tenham saído da cidade.

A ONG registou a partida dos combatentes sírios e das suas famílias que terão ido em comboios para lugares “indeterminados” nos arredores de Deir Zor, uma cidade da Síria vizinha de Raqa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR