O senador George Weah, lenda do futebol africano, e o vice-presidente Joseph Boakai vão defrontar-se na segunda volta das eleições presidenciais na Libéria, anunciou a comissão eleitoral do país este domingo.

Nenhum dos candidatos obteve uma maioria absoluta na primeira volta das eleições, divulgou a mesma fonte, cinco dias após o escrutínio para designar o sucessor de Ellen Johnson Sirleaf, primeira mulher eleita chefe de Estado em África.

Nos resultados apurados em mais de 95% dos locais de voto, George Weah lidera, com 572.000 votos (39% da votação total), nitidamente à frente de Jospeh Boakai, com 427.000 votos (29,1%).

“Não há mais dúvidas” quanto à necessidade de uma segunda volta nas presidenciais, declarou o porta-voz da Comissão Eleitoral Nacional (NEC), Henry Flomo, após o anúncio dos resultados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Cerca de 1,55 milhões de votos já foram contabilizados, numa taxa de participação de 74,5%, precisou o presidente da NEC, Jerome Korkoya, numa conferência de imprensa.

Os outros 18 candidatos estão largamente distanciados destes dois.

A presidente cessante, Prémio Nobel da Paz 2011, que não pode recandidatar-se por ter completado dois mandatos, disse que a Libéria “está pronta para a transição”.