Depois de Pedrógão, a tragédia dos incêndios continua, com mais 31 mortes confirmadas. Se no PS, Bloco de Esquerda e PCP reina o silêncio cauteloso, no PSD as críticas fazem-se ouvir. “É o caos. É mais uma desgraça. É a desorientação total. É uma vergonha”, escreve o deputado Duarte Marques, natural de Mação e eleito pelo distrito de Santarém, que esteve no terreno durante os fogos do verão e que denunciou várias falhas na informação divulgada pela Proteção Civil. Também Carlos Abreu Amorim aponta a António Costa: o “culpado” por não ter demitido a dupla do MAI apenas por “orgulho político”.

Ao longo da noite de domingo e da manhã desta segunda-feira, o primeiro-ministro tem segurado a ministra da Administração Interna, com Constança Urbano de Sousa a repetir o que costumava dizer durante a tragédia de Pedrógão Grande, há três meses: que “não é o momento para a demissão mas sim para a ação”. Ao Observador, o líder parlamentar do PS diz que demitir a ministra “não resolve nem ajuda a combater os fogos”. António Costa tem dito que é “infantil” falar em demissões.

https://www.facebook.com/duarte.marques.1420/posts/1520710791356840

Mas até o comentador Pedro Adão e Silva, próximo do PS, diz no Twitter que a ministra “já devia ter saído”. “Depois de Pedrógão, a ministra não tinha condições. Ganhou meses com a comissão independente e no dia em que foi conhecido o relatório devia ter saído do Governo”, escreve.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No Twitter, o mesmo Duarte Marques acusa a Proteção Civil de “propaganda”. Também Carlos Abreu Amorim aponta ao Governo falando de “colossal incompetência” da ministra da Administração Interna e do secretário de Estado. O PSD tinha para esta segunda-feira marcada uma conferência de imprensa sobre o Orçamento do Estado mas foi cancelada. De resto, do primeiro-ministro ao Presidente da República, todos cancelaram as agendas oficiais.

“Esta tragédia é feita da colossal incompetência de uma ministra e de um Secretário de Estado totalmente desarticulados com os seus cargos. Mas o responsável máximo pelo que se está a passar é quem os nomeou e lá os retém apesar de todas as evidências: António Costa, com a sua arrogância inexcedível, é culpado por ignorar a realidade e não ter demitido este triste duo por meras razões de orgulho político”, escreve o deputado independente eleito pelas listas do PSD.

Esta tragédia é feita da colossal incompetência de uma ministra e de um Secretário de Estado totalmente desarticulados…

Posted by Carlos Abreu Amorim on Monday, October 16, 2017

Pela via oficial, PSD e CDS querem que as conclusões da comissão técnica e independente sejam tidas em conta. O CDS vai mais longe e pede uma audiência com caráter de urgência ao Presidente da República para abordar esta situação. Além de analisar os incêndios deste fim de semana, que já vitimaram 31 pessoas, o CDS quer também abordar as conclusões da comissão técnica independente sobre os fogos na região centro, que causaram 64 mortos, escreve a agência Lusa.

Já o Partido Social Democrata enviou uma nota às redações a manifestar “pesar pelas vítimas dos incêndios”, dando “as mais profundas condolências aos familiares e amigos de todas as vítimas dos incêndios que deflagraram durante o fim de semana e continuam ativos, em todo o país”. Além de uma palavra de “gratidão e solidariedade a todos os bombeiros e operacionais no terreno”, assim como de “uma palavra para as populações que, perante a ameaça às suas famílias e património, continuam a revelar uma coragem ímpar para ajudar a controlar o avanço dos incêndios”, o PSD sublinha a “falência do Estado“.

“Não ignoramos a falência do Estado em momentos em que as populações dele precisaram. O PSD apela a todos os agentes políticos responsáveis para que tomem em consideração, com a máxima urgência e atenção, as conclusões que a Comissão Técnica Independente produziu, através do Parlamento”, lê-se.