Existe um novo respirar no Centro Comercial que acolhe as réplicas da coleção do Museu Nacional de Arte Antiga, durante um mês. O museu, com casa na rua das janelas verdes entrou pelo Amoreiras dentro, por estes dias. No total são 31 réplicas de obras-primas de pintores nacionais e estrangeiros que saem do MNAA e seguem para as montras de 31 lojas do primeiro centro comercial a ser inaugurado no país. O percurso expositivo termina no Miradouro Amoreiras 360º Panoramic View com a reprodução da obra “A Vista do Mosteiro e Praça de Belém”, do pintor português Filipe Lobo. Um pormenor de Lisboa setecentista antes de atingir-se o telhado do edifício, e alcançar um plano privilegiado sobre a cidade profundamente cosmopolita do século XXI.

A arte foi escolhida em função da natureza da loja

Com muito trabalho de bastidores, a exposição começou a ser preparada em maio e envolveu os lojistas que acolheram as réplicas das obras-primas selecionadas em função da vocação natural das lojas. E há consonâncias mais do que perfeitas, como a “Cortesã” de Jacob Backer, a provocar o olhar de quem passa e a loja de lingerie Triumph, o “S. Jerónimo” de Dϋree e a livraria FNAC, o “Homem do Cachimbo” de Gustave Courbet e a Casa Havana, ou a natureza-morta de Cornelis de Heeme de “Frutos” e a loja da Vista Alegre.

3 perguntas ao diretor do MNAA, António Filipe Pimentel

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Qual o objetivo do MNAA nesta iniciativa?

Divulgar o acervo do Museu. Esta é uma forma de nos aproximarmos dos nossos públicos chamando a atenção para os originais. Por muito bonita que aparente ser uma reprodução, o original é sempre incomparavelmente mais voluptuoso e tem a sacralidade de obra-prima propriamente dita.

Projetos como o “MNAAmoreiras”, e anteriormente o “ComingOut”, têm impacto no número de visitantes do MNAA?

Não conseguimos estabelecer uma relação lógica entre um projeto desta natureza e o incremento dos públicos. Acontecem continuamente pelo efeito global de perceção do museu e de campanhas diversas. Mas, com certeza, que contribui também para o aumento dos públicos.

Como está a correr esta parceria com o Centro Comercial?

Muitíssimo bem. A Mundicenter tem sido amabilíssima e muito colaboradora. Quero destacar também o papel ativo dos lojistas, que acolheram as nossas réplicas, em alguns casos tendo que esvaziar por completo as suas montras para que as peças pudessem brilhar em todo o seu esplendor.

Se por vezes o argumento não é direto, a criatividade supera-se: há manequins a imitar a pose das personagens dos quadros, como o da Loja das Meias by Ralph Laurent que assume a postura do “Conde de Farrobo”, de Domingos Sequeira.

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Uma exposição fora de portas

O conceito por trás da iniciativa “MNAAmoreiras” não é novo e já levou as obras do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) às ruas do Chiado e do Príncipe Real, em Lisboa, no âmbito do projeto ComingOut 2015. “A ideia é repetir de alguma forma o que foi feito na altura, mas agora dentro de outras ruas um pouco mais protegidas”, explica Fernando Oliveira. O administrador da Mundicenter, empresa que gere o Amoreiras Shopping Center, diz que este é mais um passo na colaboração entre o Amoreiras e o MNAA, que se traduziu numa outra campanha intitulada “Vamos pôr o Sequeira no lugar certo”, a que o Centro Comercial se associou expondo uma reprodução da “Adoração dos Magos”. O objetivo era sensibilizar e mobilizar os seus visitantes a contribuírem com donativos para ajudar na aquisiçãoda obra de Domingos Sequeira.

No lugar onde a vida acontece

Os projetos especiais inserem-se na vocação da Mundicenter, como explica Fernando Oliveira e justifica que “faz parte do nosso ADN trabalhar a responsabilidade social e a relação com a sociedade”. Acrescenta ainda que o Amoreiras tem uma série de ações que o liga a várias atividades da vida social, sob o mote de que “um centro comercial não é apenas onde se vendem e compram produtos, tem lazer e é ponto de encontro de amigos e família”. E se “é onde a vida acontece, logo, faz todo o sentido a cultura também estar presente”, conclui Fernando Oliveira.

Esta exposição está disponível todos os dias até 5 de novembro, e aos domingos às 11h30, em visitas gratuitas comentadas por um guia certificado. Os interessados só têm de inscrever-se presencialmente no balcão de informações do Amoreiras Shopping Center, sendo que há um limite de inscrições de 25 pessoas.