“Peço a Puigdemont para agir com sensatez, de forma equilibrada, para colocar os interesses de todos os cidadãos em primeiro lugar”. O pedido foi feito esta quarta-feira no parlamento pelo presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, e dirigido ao líder catalão, Carles Puigdemont.

O apelo de Rajoy vem 24 horas antes do prazo dado pelo Governo espanhol a Puigdemont para decidir se quer abandonar ou avançar com a autonomia da Catalunha. Rajoy tinha pedido a Puigdemont, por carta, para confirmar “se alguma autoridade da Generalitat da Catalunha declarou a independência da Catalunha e/ou se a sua declaração de 10 de outubro perante o plenário do parlamento implica a declaração de independência, quer esta esteja ou não em vigor”.

Na carta enviada esta quarta-feira, Rajoy pede um “sim” ou “não” do líder catalão antes das 10h00 locais (9h00 em Lisboa) de quinta-feira. Caso Puigdemont não tome uma decisão esta quinta-feira, Madrid pode ativar o artigo 155º da Constituição, que dá poderes ao Governo espanhol para suspender a autonomia da Catalunha.

E Rajoy não perde tempo. Esta quarta-feira, o presidente espanhol reúne-se com Albert Rivera, líder do partido Cidadãos, às 16h00 locais (15h00 em Portugal) para acertar os detalhes da aplicação do artigo 155º, no caso de Puigdemont não dar uma resposta dentro do prazo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É que, depois do referendo de 1 de outubro — considerado ilegal pela justiça espanhola — em que o povo catalão pediu que a Catalunha se torne independente, Carles Puigdemont fez uma declaração de independência mas “suspensa”. O líder catalão propôs ao Parlamento que suspendesse essa declaração por “algumas semanas” para facilitar um diálogo com Madrid.

Declaração de independência “suspensa” expõe as divisões da sociedade catalã

Também o líder catalão enviou uma carta ao presidente espanhol mas que não clarificava se a Catalunha tinha ou não feito uma declaração da independência. Puigdemont justificou-se acusando Madrid de “repressão sobre o povo e sobre o governo da Catalunha”. Na mesma carta, que motivou o ultimato de Rajoy, Puigdemont pediu “o quanto antes uma reunião” para “explorar os primeiros acordos” entre o Governo de Madrid e o Governo catalão.

Puigdemont já respondeu a Rajoy, mas não esclarece se declarou independência

Eleições antecipadas na Catalunha?

O presidente da “Generalitat” catalã não mostrou intenções de convocar eleições sem fazer uma declaração da independência da Catalunha. Fontes do governo catalão confirmaram à agência Efe que o cenário de eleições antecipadas não está nos planos do líder catalão. “Em princípio, não”, revelaram. Mas secretário-geral do PSOE, Pedro Sánchez, está convencido de que as eleições devem ser pedidas.

A única forma de restaurar a legalidade é avançar com as eleições”, defende Sánchez.

O Governo espanhol espera não ter que recorrer ao artigo 155º da Constituição e por isso, garante que, se Puigdemont peça eleições antecipadas esta quinta-feira, não vai ativar o artigo 155º. Não significa que não ative por outros motivos.