Carta de condução

Carta de ciclomotor a partir dos 14 anos para cilindradas até 50 cm3

641

Os jovens a partir dos 14 anos vão poder tirar a carta para conduzir ciclomotores com cilindrada inferior a 50 centímetros cúbicos. Novas regras exigem ação especial de formação.

Getty Images

Os jovens podem tirar a carta de ciclomotor a partir dos 14 anos, desde que a cilindrada não ultrapasse os 50 centímetros cúbicos (cm3). A alteração à regulamentação da carta de condução foi aprovada esta quinta-feira em Conselho de Ministros e resulta da transposição de regras europeias.

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes esclarece ainda que estes condutores passam a ter a possibilidade de obter carta de condução da categoria AM — que antes só estava disponível para jovens com mais de 16 anos. Para além do limite na cilindrada, a carta para jovens a partir dos 14 anos fica ainda limitada a ciclomotores com uma velocidade não superior a 45 quilómetros por hora ou com uma potência (em caso de veículo elétrico) até 4kW. Os candidatos devem ainda frequentar, com aproveitamento, uma ação especial de formação dada por uma entidade autorizada pelo IMT.

A partir dos 16 anos, os condutores poderão tirar a carta para conduzir veículos de duas ou três rodas e quadriciclos ligeiros.

O decreto-lei que altera o regulamento da habilitação legal para conduzir impõe também a obrigação de frequência de ações de formação para a condução de certos veículos agrícolas.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Universidades

Injustiça, iniquidade, inânia, e interior

António Fidalgo
124

Lisboa não é zona de convergência, mas acaba de receber, efectivamente, mais dinheiro de fundos comunitários que qualquer zona do Interior. Iniquidade é o que é. Chamem-se os bois pelos nomes.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site