Taça de Portugal

Taça de Portugal. V. Setúbal na Luz, Portimonense no Dragão e Famalicão em Alvalade

Só há uma coisa em comum entre os grandes na quarta ronda da Taça de Portugal: jogam em casa. V. Setúbal vai à Luz, Portimonense joga no Dragão e Famalicão desloca-se a Alvalade.

M

Não foram os adversários mais fáceis entre todos os possíveis, mas a quarta eliminatória da Taça de Portugal teve um ponto comum aos três grandes: Benfica, FC Porto e Sporting vão jogar todos na condição de visitados.

O V. Setúbal vai deslocar-se à Luz para defrontar o atual detentor da Taça de Portugal num confronto que já tem história nesta competição e que tem sido marcado pelo equilíbrio: em 20 jogos, os encarnados ganharam dez vezes, contra oito dos sadinos. Curiosamente, a última vez que se defrontaram na prova rainha do calendário nacional foi na final de 2005, em que os comandados de José Rachão venceram por 2-1. Ainda assim, e jogando em casa, as águias somam cinco vitórias e um empate (na altura, havia um segundo jogo após igualdade).

Já o Portimonense viaja do Algarve até ao Dragão para medir forças pela terceira vez com o FC Porto, num duelo que traz boas memórias aos azuis e brancos: nos dois jogos realizados na Taça de Portugal, ambos na Invicta, os dragões venceram outras tantas vezes. E antes do 2-0 em 1985 (Gomes e Frasco) houve uma goleada das antigas: 13-1, no longínquo ano de 1956, com sete golos de António Teixeira (Jaburú marcou quatro, José Maria e Perdigão fecharam o resultado a contar para os 16-avos-de-final).

Por fim, o Famalicão, única equipa que não é da Primeira Liga e terá pela frente um grande, viaja até Alvalade para jogar com o Sporting. Esta será a nona vez que os dois conjuntos se vão encontrar para a Taça de Portugal, com oito vitórias leoninas até ao momento, incluindo o 1-0 da última temporada (Markovic). Jogando em casa, a equipa verde e branca ganhou por três ocasiões, incluindo uma goleada por 11-0 em 1946 (quatro golos de Sidónio, dois de Octávio Barrosa, Peyroteo e Armando Ferreira e um de António Marques).

Sporting - Famalicão

Os emparelhamentos dos 16 jogos da quarta eliminatória (ou 16-avos-de-final) da Taça de Portugal são os seguintes:

– U. Leiria (CP)-Desp. Aves (1.ª)
– Académica (2.ª)-Nacional (2.ª)
– Santa Clara (2.ª)-Desp. Chaves (1.ª)
– Sp. Ideal (CP)-Cova da Piedade (2.ª)
– FC Porto (1.ª)-Portimonense (1.ª)
– Benfica (1.ª)-V. Setúbal (1.ª)
– Rio Ave (1.ª)-Sp. Braga (1.ª)
– U. Madeira (2.ª)-Freamunde (CP)
– Vizela (CP)-Vilaverdense (CP)
– V. Guimarães (1.ª)-Feirense (1.ª)
– Caldas (CP)-Arouca (2.ª)
– Sporting (1.ª)-Famalicão (2.ª)
– Praiense (CP)-Vilafranquense (CP)
– AD Oliveirense (CP)-Marítimo (1.ª)
– Moreirense (1.ª)-Felgueiras (CP)
– Farense (CP)-Leixões (2.ª)

Chainho, antigo médio e atual comentador que ganhou duas vezes a Taça de Portugal masculina pelo FC Porto (2000 e 2001), e Rita Fontemanha, lateral do Sporting que venceu também duas vezes a Taça feminina (em 2013 pelo Boavista, em 2017 pelas leoas), foram os convidados para este sorteio dos 16-avos-de-final que tinha os seguintes 32 clubes dos três principais escalões nacionais.

Primeira Liga (13): V. Guimarães, Marítimo, Feirense, Sp. Braga, Benfica, FC Porto, Sporting, Moreirense, Desp. Chaves, Rio Ave, Desp. Aves, V. Setúbal e Portimonense

Segunda Liga (8): Cova da Piedade, U. Madeira, Famalicão, Arouca, Nacional, Leixões, Santa Clara e Académica

Campeonato de Portugal (11): AD Oliveirense, Felgueiras, Vilaverdense, Farense, U. Leiria, Caldas, Praiense, Vizela, Sp. Ideal, Vilafranquense e Freamunde

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: broseiro@observador.pt
Estado

O Estado e a verdade

Rui Ramos

Este é um Estado que teve seis anos José Sócrates à frente do governo, carregado de suspeitas de corrupção, mentira e conspiração contra o Estado de direito – e nada fez para esclarecer as dúvidas.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site