Fotografia

Torre Eiffel à noite e outros 17 sítios estranhos onde não se pode tirar fotografias

164

Se alguma vez fotografou a Torre Eiffel à noite saiba que cometeu uma ilegalidade. É uma instalação de arte e tem direitos de autor. Este e outros 16 sítios onde, estranhamente, não pode tirar fotos.

Getty Images

Esconda o telemóvel e arrume a máquina fotográfica. É possível que algumas das fotografias que guarda daquela escapadinha a Paris ou da viagem a Austrália sejam ilegais. É que as regras dizem que ninguém pode tirar fotografias da Torre Eiffel enquanto ela está iluminada, durante a noite, porque se transforma numa instalação de arte. E, na Austrália, é proibido captar imagens de Ayers Rock: a grande rocha vermelha no meio do deserto é propriedade de uma tribo que considera que fotografá-la não pode estar ao alcance de quem não compreende aquele espaço sagrado. Estranho?

Da próxima vez que fizer as malas para mais uma aventura, talvez queira saber mais sobre as lei dos direitos de autor. É que nem para a Capela Sistina pode apontar a lente: esse privilégio está reservado a uma televisão japonesa que patrocinou a restauração da pintura. E há outros sítios ou monumentos muito famosos em que estas regras também existem. Saiba quais na fotogaleria.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mlferreira@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site