Até dia 26 de Outubro, coleccionadores e entusiastas de automóveis clássicos podem licitar um Mercedes-Benz 300 S Coupé de 1953, que se encontra em leilão na Catawiki, o portal de leilões na Internet de mais rápido crescimento.

Este Mercedes encontra-se em óptimo estado, na sua versão original e sem qualquer tipo de restauro. Acreditamos que se trata do 300 S Coupé mais bem preservado, e que mantém a pintura e estofos originais. Além disso, o carro sempre pertenceu à família do médico Ignacio Barraquer, o seu primeiro proprietário”, afirma o director-geral da Catawiki em Portugal, Alejandro Sánchez.

Conhecido pelos seus avanços revolucionários na cirurgia às cataratas, Ignacio Barraquer foi um oftalmologista espanhol que desenvolveu várias técnicas inovadoras, que acabaram por ser utilizadas em todo o mundo e que, à época, foram consideradas “verdadeiros milagres”, dado que reabilitaram doentes que se encontravam praticamente invisuais.

O médico espanhol teve vários carros, tais como um Ford T de 1910, um Stuzt de 1920, um Sunbeam de 1913, um Alfa Romeo RL de corrida “Targa Florio” de 1922 ou um H6B de Hispano Suiza de 1923.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Mercedes-Benz, agora em leilão, foi utilizado por Barraquer até à data do seu falecimento, em 1965. Está em “condições totalmente originais”, tendo recebido recentemente uma afinação numa garagem oficial. “A carroçaria está em boas condições, com algumas falhas de uso normal e com uma maravilhosa patina alcançada durante mais de 60 anos. O interior, em pele vermelha de alta qualidade, também está em muito bom estado original. O carro inclui um conjunto original de vedantes novos do motor”, pormenoriza a descrição.

Dois detalhes que não serão de todo irrelevantes é que o carro em questão teve um acidente em 1956 e, pese embora marque 5.033 km, o mais provável, admite a Catawiki, é que a verdadeira quilometragem se cifre nos 105.033 km.

A plataforma online de leilões estima que a unidade em causa possa atingir um valor de licitação superior a 500.000€.