O único presidente de Câmara do país eleito pelo partido Nós, Cidadãos! admitiu este sábado que tem pela frente o desafio de lutar pelo “ressurgimento” do concelho de Oliveira de Frades, que foi fustigado pelas chamas na última semana.

“Já fomos fazendo algumas diligências nestes últimos oito dias e nem sempre foi fácil lidar com o desalento de uma comunidade, mas é certa em nós uma vontade enorme de trabalhar em prol do ressurgimento do nosso concelho. Temos um concelho para reerguer e apelo à união de todos”, sustentou Paulo Ferreira.

Durante a cerimónia de tomada de posse, o novo presidente da Câmara de Oliveira de Frades (distrito de Viseu), eleito a 1 de outubro, aludiu aos desafios que tem pela frente, agora com a acrescida responsabilidade de tentar reverter as consequências do incêndio do dia 15 de outubro.

“Foi uma catástrofe, arrisco-me a dizer que foi a maior desde que nasci. Todos nós precisamos, mais do que nunca, de orientar os nossos esforços para reerguer um concelho dizimado pelas chamas”, acrescentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao longo da sua intervenção, Paulo Ferreira pediu a união de todas as forças vivas do concelho e a ajuda dos concelhos vizinhos, nomeadamente S. Pedro do Sul e Vouzela, que se fizeram representar através dos seus presidentes de Câmara, Vítor Figueiredo (PS) e Rui Ladeira (PSD).

“Pelo vosso traquejo, ao serem já presidentes reeleitos, peço humildemente ajuda para este desafio que agora inicio. Não é sinal de fragilidade quando nós temos a capacidade de reconhecer que precisamos também da vossa ajuda”, apontou.

Aproveitando a presença de Pedro Alves, deputado do PSD, eleito pelo círculo eleitoral de Viseu, o novo autarca deixou o recado de que o seu concelho “precisa muito da ajuda do Governo na nação”.

“Este é seguramente o maior desafio da minha vida e, em tão pouco tempo, foi alterado. Mas, há algo na minha vida que nunca será alterado: a forma de servir, a disponibilidade e a forma de trabalhar”, concluiu.

O partido ‘Nós, Cidadãos!’ venceu em Oliveira de Frades as eleições de 1 de outubro, arrecadando 46,96% dos votos e três mandatos. Paulo Ferreira assume a presidência, enquanto Carlos Pereira e Clara Vieira serão vereadores.

A coligação PSD/CDS-PP conseguiu 40,51% dos votos e elegeu dois mandatos: Paulo Antunes e Abel Dias.

A autarquia era governada pelo PSD desde 1982, sendo presidente de Câmara nos últimos 12 anos Luís Vasconcelos, que ficou arredado desta última ‘corrida’ autárquica devido à lei de limitação de mandatos.