A Universidade de Cambridge divulgou esta segnda-feira de manhã, pela primeira vez de forma gratuita, a tese de doutoramento de Stephen Hawking, escrita em 1966, sobre a teoria do universo em expansão.

A tese de Hawking era um dos documentos que todos os cientistas e curiosos pelas questões do universo queriam ler — e a prova disso é que nas primeiras horas foi lida por mais de 60 mil pessoas, segundo a BBC.

Aliás, a procura pelo documento foi tão intensa que os servidores da Universidade de Cambridge estiveram em baixo durante várias horas esta segunda-feira.

Até hoje, era possível ler o documento na biblioteca da Universidade de Cambridge e uma cópia custava 85 dólares, recorda a revista Time.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo devia ter acesso simples e gratuito não apenas à minha investigação, mas à investigação de todas as grandes e curiosas mentes em todo o espetro do entendimento humano”, escreveu Stephen Hawking num comunicado publicado no site da universidade.

O documento — que, segundo o The Guardian, era o documento mais requisitado do repositório da Universidade de Cambridge — foi então publicado, segundo o desejo de Hawking, à meia-noite deste domingo.

De acordo com o mesmo jornal, a tese de doutoramento de Hawking versa sobre a teoria do universo em expansão, uma das mais relevantes teorias da astronomia sobre o funcionamento do universo.