Chama-se Nemo e é o mais recente protagonista de um episódio insólito no gabinete do presidente francês. Por razões pouco higiénicas. O cão labrador de Emmanuel Macron roubou este fim de semana as atenções durante uma reunião do presidente francês com três secretários de Estado, que conversavam sobre investimentos em zonas desfavorecidas. As câmaras estavam a filmar os momentos iniciais da conversa quando… Nemo é avistado a urinar na lareira do gabinete. Os risos foram inevitáveis.

https://www.youtube.com/watch?v=Y-_4MxBbi2M

O momento foi captado pela câmara da TF1 e da LCI. “Perguntei-me que barulho era aquele…” Foi assim que a secretária de Estado da Ecologia, Brune Poirson, deu conta do que se passava nas suas costas. Era ela que falava com o presidente francês naquele momento, ao lado de Julien Denormandie, secretário de Estado da coesão territorial, e de Benjamin Griveaux, secretário de Estado de Economia e Finanças. Os olhos voltaram-se logo para o labrador preto de dois anos e todos se começaram a rir.

Emmanuel Macron esclareceria de seguida: “Está prestes a fazer um truque excecional”, disse a brincar, quando Nemo estava a alçar a pata para se aliviar junto à lareira presidencial. Os governantes ainda perguntaram se aquilo acontecia muita vezes, e Macron riu-se, dizendo que não. “Foram vocês que provocaram nele um comportamento muito pouco habitual”, disse.

Nemo tem dois anos e é o primeiro cão a chegar ao Eliseu vindo de um abrigo para cães. Foi para o palácio francês no verão e tem sido fotografado nas mais diversas situações, ora nos jardins, ora a dar as boas vindas ao presidente do Níger, Mahamadou Issoufu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR