O presidente do parlamento luxemburguês inicia esta terça-feira uma visita de quatro dias a Cabo Verde a convite do homólogo cabo-verdiano com o objetivo de fortalecer as relações de cooperação entre os dois parlamentos.

A visita arranca com uma reunião entre o presidente da câmara dos deputados [equivalente ao parlamento] do Luxemburgo, Mars Di Bartolomeo, com o seu homólogo cabo-verdiano, Jorge Maurício Santos, na Assembleia Nacional, na cidade da Praia.

O programa da visita, que tem como propósito fortalecer relações de amizade e de cooperação entre os dois países e os dois parlamentos, prossegue com passeios à Cidade Velha e ao centro histórico da Praia, estando previsto ainda, ao final da tarde, um encontro do o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva.

Na quarta-feira, Mars Di Bartolomeo discursará no parlamento cabo-verdiano numa sessão de boas vindas a que se segue um encontro com o Presidente da República Jorge Carlos Fonseca.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Acompanhado do homólogo cabo-verdiano, o presidente da Câmara de Deputados do Luxemburgo deslocar-se-á também às ilhas de São Vicente, Santo Antão e Sal onde manterá contactos com as autoridades locais e visitará projetos financiados pela cooperação luxemburguesa.

O Luxemburgo é um dos principais parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde, acolhendo também uma importante comunidade de imigrantes cabo-verdianos.

Nos últimos anos, têm sido várias as personalidades luxemburguesas a visitar Cabo Verde, incluindo o Grão-duque Henri Albert Guillaume e os primeiros-ministros Jean Claude Juncker e Xavier Bettel.

A mais recente visita foi em junho, quando o ministro da Cooperação e Ação Humanitária, Romain Schneider, esteve na cidade da Praia para participar na 17.ª reunião da Comissão Paritária entre os dois países.

Na ocasião, foram rubricados protocolos de reforço dos setores das energias renováveis e da água no âmbito do programa de cooperação luxemburguês que vigora até 2020 com uma dotação de 48 milhões de euros.

Emprego e empregabilidade (32 milhões de euros), água e saneamento (12,3 milhões) e energias renováveis (4,5 milhões) são as principais áreas da cooperação luxemburguesa com Cabo Verde.