São os melhores pastéis de nata? Classificam-se como pastéis de nata? Algumas perguntas podem surgir sobre a iguaria portuguesa que move multidões à freguesia mais ocidental de Lisboa, mas uma coisa é inegável: os pastéis de Belém são falados em todo o mundo. Tão falados que têm o galardão de “restaurante com maior número de reviews” (críticas/avaliações) no site TripAdvisor.

No total são cerca de 31.800 as avaliações deixadas por visitantes, que mantêm uma média de “estrelas” de 4.5/5 aos Pastéis de Belém. Este recorde no TripAdvisor mantém-se desde abril deste ano — quando a plataforma de turismo divulgou o feito na celebração da crítica 500 milhões –, indisputado. Em segundo lugar, abaixo da famosa pastelaria portuguesa, está o Café Du Monde, de Nova Orleães, nos Estados Unidos da América, com menos cinco mil avaliações e com uma média de “clientes satisfeitos” inferior aos Pastéis de Belém.

O TripAdvisor, criado em 2000, é uma das maiores plataformas online de informação turística, que agrega informações e críticas de locais turísticos em todo o mundo.

Miguel Clarinha, o guardião dos Pastéis de Belém

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR