Princesas que contam histórias, mais de 90 marcas com banca montada e o lançamento de um livro — o Mercadito Blog da Carlota está de volta ao CCB no próximo sábado e promete ser o destino de romaria do costume. Para Fernanda Ferreira Velez, que há seis anos transformou um blogue em mercado, a 18ª edição traz uma responsabilidade acrescida. Por um lado a fórmula é de sucesso — na última edição, passaram pelo Mercadito quase 10 000 pessoas e as marcas mais assíduas garantem ter subido sempre as vendas –, por outro um público cada vez mais exigente. Para a organizadora a solução passa por juntar novas marcas ao catálogo.

“Quero é que o Mercadito abranja todos os estilos, do clássico ao cool. Há cinco anos, o que estava na moda era o exagero — a gola, o laço, a renda, tudo misturado. Hoje, voltou-se ao clássico, mas mais clean. Quando eles crescem já apetece pôr umas coisas mais sóbrias, uns cortes mais direitos. Quis que o Mercadito refletisse esse lado mais eclético”, afirma Fernanda.

Mudam-se os tempos, mudam-se as modas e parece que a mesma lógica se aplica aos mais pequenos. Além do vestuário e acessórios, o Mercadito volta a apostar em marcas de decoração. Os candeeiros, as almofadas, as mantas e os objetos meramente decorativos podem ser para o quarto dos miúdos, mas no final quem acha piada são os pais. Nas últimas edições, Fernanda introduziu um novo universo no Mercadito. A moda feminina está a ganhar terreno, com destaque para a joalharia. Para Fernanda Ferreira Velez, não é demasiado cedo para começar a pensar no Natal. O mercado do próximo sábado acontece sob o tema “Christmas Preview”, com cada uma das marcas a apresentar uma coleção cápsula, já a pensar na quadra que aí vem.

Jogos, histórias e pinturas faciais, o programa é de sonho, sobretudo para os pais que podem fazer compras descansados © Divulgação

E porque para as crianças andar às compras não é lá grande programa, o mercado está munido dos devidos entretenimentos. As princesas da Disney, um sucesso da última edição, voltam para contar histórias e para se juntarem a outras mascotes. As pinturas faciais, esse clássico de todas as festas com um público-alvo abaixo dos 10 anos, também não faltam.

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“O principal critério para as marcas estarem ali é o meu gosto pessoal”, conta a organizadora. O principal objetivo do Mercadito Blog da Carlota continua a ser divulgar marcas portuguesas e deixá-las mais à mão de semear. Algumas propuseram-se para fazer parte da seleção final, outras foram convidadas pela própria organizadora. O que quase todas têm em comum é o facto de não terem pontos de venda físicos. Aproveitam o mercado para contactar diretamente com o público e para dar aos clientes a possibilidade de verem as peças ao vivo.

One of Us, uma das novas marcas de roupa para crianças, sem folhos nem laços © Divulgação

São mais de dez as marcas que se juntam pela primeira vez ao mercado. Do lado das senhoras crescidas, há umas quantas novidades, a começar por Pureza Mello Breyner. A designer não vai levar os seus famosos vestidos de noiva para o CCB, mas sim uma seleção de vestidos de festa, já a piscar o olho à noite da consoada. Maria Avillez é um reforço de peso na secção da joalharia. As peças fogem às joias convencionais e assumem as formas de aranhas e lagartos. Já a TIWI promete deixar todas as fãs de óculos de sol pelo beicinho. Para os miúdos, marcas como a Lobo Mau, a One of Us e a Moki & Mar querem pôr fim à era dos folhos brancos e mostrar que riscas, animais ilustrados e peças sem género é que estão a dar.

Esta edição do Mercadito fica ainda marcada pelo pré-lançamento do livro Carlota e Carminho — Histórias para adormecer. A autora é a própria Fernanda Ferreira Velez que, depois de ceder aos pedidos das duas filhas, noite após noite, decidiu publicar o seu primeiro livro infantil.

O quê? Mercado Blog da Carlota
Quando? 28 de outubro, das 10h às 19h
Onde? Centro Cultural de Belém, Praça do Império (Lisboa)
Quanto? 2€