As temperaturas vão atingir valores acima dos 30 graus Celsius na quinta e sexta-feira “em grande parte do território” o que, aliado à intensificação do vento a partir de sexta-feira, agravará “significativamente” o risco de incêndios florestais.

O alerta foi dado esta quarta-feira pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) num comunicado, onde adianta que, além do aumento das temperaturas e da intensificação do vento, vão registar-se também valores baixos de humidade no ar.

Fim de outubro quente e muito seco. Os valores de temperatura estão muito acima dos valores normais para a época, prevendo-se ainda uma pequena subida na quinta e sexta-feira, esperando-se valores de temperatura máxima acima de 30ºC (graus) em grande parte do território”, lê-se no comunicado do IPMA.

O Instituto sublinha que, associado a estes valores “muito elevados da temperatura prevê-se, a partir do dia 27, sexta-feira, intensificação do vento, predominando do quadrante leste, e valores muito baixos da humidade relativa do ar, abaixo de 20% na generalidade do território” continental.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Estas condições meteorológicas, a par de uma situação de seca extrema ou severa e valores extremos de secura dos combustíveis florestais irão agravar significativamente o risco de propagação de incêndios florestais, prevendo-se um número elevado de concelhos nas classes de risco de incêndio elevado a máximo”, acrescenta o comunicado.

Esta situação meteorológica explica-se pela persistência de um anticiclone sobre o centro e sul do continente europeu e não deverá ter alterações significativas, pelo menos, por mais uma semana, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Em entrevista à SIC, a porta-voz da Proteção Civil afirmou que a fase mais crítica “começa amanhã [quinta-feira] mas atinge um pico nos dias de sexta e sábado, em que se verifica um quadro metereológico que pode ser propício ao desenvolvimento de incêndios florestais de maior dimensão”. Patrícia Gaspar reforçou ainda o papel fulcral do vento: “o vento aqui tem um papel primordial e tem de ser acautelado”. O vento que se vai verificar nos próximos dias vem de sul; de recordar que era este vento que se fazia sentir a 15 de outubro, dia dos grandes incêndios que fizeram 45 mortos.

Patrícia Gaspar afirmou que “seis mil operacionais estão no terreno” e estão disponíveis “35 meios aéreos”, um reforço nestes meios. A porta-voz da Proteção Civil revelou ainda estar convencida de que “qualquer coisa que aconteça podemos responder com a eficácia e a prontidão que se pretende”.