O antigo presidente dos Estados Unidos George H. W. Bush (pai de George W. Bush), de 93 anos, foi acusado pela atriz Heather Lind, de 34 anos, de assédio sexual.

A atriz escreveu no seu Instagram, numa publicação que entretanto já não está disponível mas que é citada pela imprensa internacional, que, durante um encontro que teve com o antigo presidente norte-americano, Bush lhe tocou “por trás” por duas vezes.

“Fiquei perturbado por uma fotografia que vi do presidente Barack Obama a apertar a mão a George H. W. Bush num encontro de ex-presidentes”, escreveu Lind no Instagram, sublinhando que sente “orgulho e reverência perante muitos dos homens na fotografia”.

Barack Obama cumprimenta George H. W. Bush durante um reencontro de ex-presidentes (Fotografia: JIM CHAPIN/AFP/Getty Images)

Contudo, a atriz recorda que quando conheceu o antigo presidente teve uma experiência muito diferente. “Quando tive a oportunidade de conhecer George H. W. Bush, há quatro anos, para promover uma série de televisão histórica em que eu estava a trabalhar, ele assediou-me sexualmente enquanto estávamos a posar para uma fotografia”, lembra a atriz.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Ele não me apertou a mão. Tocou-me por trás da sua cadeira de rodas com a mulher, Barbara Bush, ao lado. Disse-me uma piada porca. E depois, quando estávamos a ser fotografados, tocou-me outra vez. Barbara revirou os olhos como que a dizer ‘outra vez não'”, escreveu também a atriz, recordando que o segurança do antigo presidente lhe disse que não devia “ter ficado ao pé dele na fotografia”.

Apesar de a atriz não se referir especificamente a nenhum evento, uma fotografia entretanto foi recuperada e está a circular nas redes sociais. Na imagem é possível ver que a mão direita de George H. W. Bush está visível, mas a esquerda não.

Depois de a acusação vir a público, um porta-voz do antigo presidente dos EUA pediu desculpa em nome de Bush. “O presidente Bush nunca, em qualquer circunstância, causar desconforto a alguém, e ele pede sinceramente desculpa pelo facto de a sua tentativa de humor ter ofendido a senhora Lind”, disse o porta-voz à Fox News.