Um salão, dois protótipos. Como marca nipónica que é, a Mazda faz questão de marcar presença no Salão Automóvel de Tóquio, cujas portas se abrem ao público a 28 de Outubro, com novidades de encher o olho. Um desses concepts é apontado como uma antevisão do futuro Mazda 3.

Chama-se Kai Concept e é apresentado como um estudo para um hatchback compacto, que antecipa “toda uma nova geração de veículos”, precisa a marca em comunicado. Um dos seus principais argumentos passa pelo facto de integrar um motor Skyactiv-X, a primeira unidade do mundo a gasolina a funcionar com ignição por compressão, ou seja, como se fosse a gasóleo, o que o coloca no mesmo patamar de eficiência, em termos de consumo, de um motor diesel.

Mas não é só por acenar com a promessa de poupança que o Kai Concept se destaca. O hatchback nipónico incorpora também a arquitectura de próxima geração de modelos Mazda, denominada Skyactiv-Vehicle Architecture. Isto ao mesmo tempo em que exibe uma linguagem de design num estágio de evolução mais amadurecido.

Antevisão do próximo Mazda 3, o Kai vai ser revelado juntamente com um outro protótipo, este de linhas (ainda) mais cativantes: o Vision Coupé.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR