O Papa Francisco vai ligar para o espaço e falar com os seis elementos que vigiam o planeta Terra diariamente – os seis astronautas que se encontram na Estação Espacial Internacional.

A ligação acontece esta quinta-feira, às 14 horas (hora de Lisboa), mas o Vaticano não deu pormenores sobre como decorrerá a sessão, segundo noticia a Reuters.

Pode acompanhar a sessão na televisão da NASA (agência espacial norte-americana) aqui. Ou no canal Youtube do Vaticano.

A Expedição 53 é composta por seis astronautas: o comandante Randy Bresnik, e os astronautas Joe Acaba e Mark Vande Hei, da NASA, o engenheiro de voo Alexander Misurkin e Sergey Ryazanskiy, da Roscosmos (agência espacial russa), e engenheiro de voo Paolo Nespoli, da Agência Espacial Europeia (ESA).

Os seis astronautas da Expedition 53: Alexander Misurkin (à frente, à esquerda), comandante Randy Bresnik (à frente, à direita) e na fila de trás, a partir da esquerda estão Joe Acaba, Mark Vande Hei, Sergey Ryazanskiy e Paolo Nespoli – NASA Johnson Space Center

O astronauta italiano de 60 anos está em órbita pela terceira vez. A primeira aconteceu entre 23 de outubro e 7 de novembro de 2007, quando voo a bordo do Space Shuttle Discovery no voo STS-120. Depois, a 15 de dezembro de 2010, partiu para a primeira missão a bordo da Estação Espacial Internacional com a Expedição 27. E agora, está em órbita desde julho para uma missão de cinco meses.

Paolo Nespoli é repetente também na conversa com o chefe da Igreja Católica: em 2011, quando estava na Estação Espacial Internacional, falou com o Papa Bento XVI. Os 20 minutos da chamada do Papa Bento XVI estão disponíveis aqui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR