No meio de tantas modas — algumas até estranhas como tatuar sardas –, há inovações e (se é que se pode chamar assim) tendências que podem mesmo mudar a vida de uma pessoa para melhor. Porque até podem parecer irrelevantes — afinal, são apenas pelos — mas as sobrancelhas são dos detalhes principais no nosso rosto porque vão moldar as nossas expressões. São vários os exemplos que correm pelas redes sociais de sobrancelhas desastrosas que se tornaram virais pela negativa.

E quando falamos de tatuar sobrancelhas, talvez sejam estas as imagens que nos venham à cabeça mas há muito mais que se lhe diga do que estas brincadeiras da Internet. Há mil e uma razões para se tatuar sobrancelhas: por se ter feito tanta depilação no passado que os pelos deixaram de crescer, por se ter simplesmente pouca definição, por situações de alopécia de sobrancelhas, por se ter pelos tão finos que são quase impercetíveis ou até após situações de doença em que se perdeu os pelos.

Esta técnica de tatuagem facial não é tão assustadora quanto estes “memes” das redes sociais e tem um nome: microblading. E, explicando de forma muito simples, permite corrigir falhas nas sobrancelhas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O que é?

A clínica MyLook, especialista em pintura de sobrancelhas no Porto, explica que o Microblading permite obter fios extremamente finos, precisos e naturais que se adaptam totalmente à sobrancelha real. É utilizado para corrigir falhas nas sobrancelhas, definir, reforçar, corrigir assimetrias e harmonizar o olhar.

Como se faz?

É realizada através de uma ferramenta chamada Tebori que tem uma lâmina muito fina com micro agulhas de tamanhos diferentes dispostas em fila. Estas agulhas aplicam pigmento na primeira camada de pele que se misturam com os fios reais e criam um efeito de preenchimento fio a fio. Estes pigmentos são escolhidos conforme cada pessoa, de forma a aproximar-se o mais possível das sobrancelhas já existentes.

Como são os resultados?

Ao contrário da tatuagem (e por serem aplicados na primeira camada de pele), estes pigmentos não são permanentes. Podem durar entre um a três anos e vai sempre depender de diversos fatores como o tipo de pele, a idade, os cuidados e o acompanhamento que se tem após o tratamento.

Cuidados antes e depois

Piret Aava, conhecida como a “médica das sobrancelhas”, disse à revista Elle americana que há alguns cuidados a ter. Uma semana antes, deve evitar bebidas alcoólicas, tomar aspirinas ou usar cremes com retinol porque vão fazer com que a pele fique mais fina e tenha tendência a sangrar mais durante o microblading. Após o tratamento, é preciso proteger as novas sobrancelhas de tudo o que cria humidade (exercício físico, suor ou água) durante 24 horas. É possível que a zona fique inflamada, com comichão ou vermelhidão durante a primeira semana, mas vaselina vai aliviar.

Quem pode fazer?

Praticamente todas as mulheres e homens, havendo contraindicações para quem tem diabetes, hemofilia, cancro de pele, alergias tópicas ou grávidas. Informe-se antes com o seu médico. Sara, que fez microblading há seis meses, falou ao Observador sobre a sua experiência: “Sempre tive as sobrancelhas pouco definidas mas, após dois tratamentos de quimioterapia, acabei por ficar com as pestanas e as sobrancelhas ralas o que me fazia sentir que não tinha muita expressão no rosto. Enquanto o cabelo ficou forte e volumoso quando voltou a crescer, as sobrancelhas enfraqueceram e ficaram com falhas. Depois de dois anos nesta indecisão, apostei no microblading. Ainda assim, e porque estava com medo que ficasse muito artificial, pedi um resultado mais suave pelo que vou retocar no início do próximo ano.”

Questionada sobre a dor ou a sensação durante o tratamento, Sara diz que é uma dor completamente suportável. “É um corte com uma lâmina muito fina mas sente-se. Talvez haja pessoas mais sensíveis do que outras, mas comigo foi uma dor muito leve. A pele ficou sensível ao toque durante uma semana mas recuperou rapidamente e sem qualquer complicação.”

Onde fazer?

Há vários sítios onde pode fazer. Sugerimos alguns: