O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar o Ano Novo num dos concelhos mais afetados pelos incêndios de 15 de outubro. A informação foi dada pelo próprio Presidente no mercado da Graça, nos Açores, confirmando que também irá passar o Natal em Pedrógão Grande — o que já tinha anunciado.

O anúncio foi feito, mais uma vez, à Marcelo. Cruzou-se com um homem que tinha estado em Pedrógão e que lhe pediu: “O senhor não se canse de ir lá ter com aquela gente”. O Presidente deixou a garantia que ficará em cima do assunto: “Eu agora vou lá daqui a uns dias outra vez, e depois volto lá em novembro. Depois vou passar o Natal, quer em Pedrógão, quer na zona agora ardida, aí, provavelmente, no fim do ano. Portanto, eu não largo. Eu já disse o seguinte: o Governo tem menos de dois anos para resolver o problema”. E, embora estivesse a falar no âmbito do combate aos incêndios, repetiu o que tem dito várias vezes ao longo dos últimos dias, que “este Governo e este parlamento só duram agora mais um ano e dez meses, têm de resolver o problema”. Do homem que o abordou, ainda ouviu um “Deus o abençoe”.

Marcelo já tinha dito que iria passar o dia 25 de dezembro em Pedrógão Grande, agora anuncia assim que a passagem de ano será no concelho mais afetado pelos incêndios de 15 de outubro, algo que ainda terá de avaliar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR