Catalunha

Ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol admite que Puigdemont pode vir a ser preso

355

Numa entrevista, o Ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que o presidente destituído do governo regional da Catalunha poderá vir a ser preso por ter participado no movimento independentista.

O Governo espanhol destituiu o presidente do governo regional da Catalunha, mas Carles Puidgemont não aceitou a destituição

Robin Townsend/EPA

O ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, Alfonso Dastis, afirmou este domingo que o líder catalão Carles Puigdemont, demitido por Madrid, poderá ser preso por ter participado no movimento independentista.

O chefe da diplomacia do Estado espanhol indicou que Puigdemont pode “em teoria” ser candidato nas eleições regionais marcadas para 21 de dezembro pelo chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, “se nessa altura não tiver sido posto na prisão”.

Em entrevista à Associated Press, Alfonso Dastis referiu-se assim à possibilidade de Puigdemont enfrentar acusações criminais pelo seu papel no movimento independentista que culminou com a declaração de independência feita na sexta-feira no parlamento catalão.

Em declarações à Sky News, Dastis acrescentou que o Governo de Madrid quer restabelecer a lei e a ordem na Catalunha. “O que tencionamos fazer é restaurar a lei catalã, em primeiro lugar, na Catalunha e dar voz ao povo catalão para que tanto a lei catalã como a Constituição espanhol sejam respeitadas.”

Para Dastis, foi o governo regional destituído que desrespeitou a autonomia da região. “Não estamos a retirar a autonomia da Catalunha. Na verdade, estamos apenas a restabelecê-la.”

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Governo

Catalunha em S. Bento

Luís Reis
360

O desprezo que o Governo vota à Economia, às empresas e empresários, é uma constante e tornou-se gritante. Não incentiva o investimento, não dá sinais positivos de estabilidade e ufana-se de migalhas.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site